TEMPESTADES

Entenda o Periodo de Tempestades

O período de tempestades no interior do estado de São Paulo é um fenômeno comum durante a época de verão, que vai de dezembro a março. Essas tempestades são caracterizadas por fortes chuvas, ventos intensos e raios, o que pode levar a enchentes, deslizamentos de terra e outros problemas.

As tempestades são causadas pelo encontro de massas de ar quente e úmido, vindas da Amazônia, com massas de ar frio vindas do sul do país. Essa condição climática cria um ambiente propício para o desenvolvimento de nuvens carregadas, que resultam em chuvas intensas e tempestades elétricas.

Durante o período de tempestades, é comum que ocorram rajadas de vento e granizo, que podem danificar plantações e causar problemas em áreas urbanas. Além disso, a intensidade das chuvas pode causar inundações e enxurradas, especialmente em regiões de relevo acidentado.

Durante esse período, é importante que a população esteja preparada e ciente dos riscos associados às tempestades. O governo do estado de São Paulo tem trabalhado para minimizar os impactos das tempestades, através de ações de prevenção, preparação e resposta.

Entre as ações de prevenção, estão a manutenção das áreas de risco e a limpeza de bueiros e galerias, para garantir o escoamento adequado das águas das chuvas. Além disso, o governo realiza campanhas de conscientização sobre os riscos das tempestades e a importância de evitar o descarte inadequado de lixo, que pode obstruir os sistemas de drenagem.