CIVAP assina convênio proben-rcc e recebe 800 mil reais

28/05/2010 00:00

O investimento será para a aquisição de um equipamento móvel para beneficiamento de cerca de 15 mil toneladas/mês de resíduos da construção civil gerados nos 19 municípios consorciados.

Ocorreu no 'Auditório Escola de Governo' no CIVAP na noite de quarta-feira, 26, a assinatura do Convênio Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil - PROBEN-RCC, entre o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no qual garantiu ao Vale um investimento de 800 mil reais para a aquisição de um equipamento móvel que será utilizado nos 19 municípios consorciados para beneficiamento de resíduos da construção civil.

A importância do trabalho, de planejamento, pesquisa e de ação sobre as questões ambientais foram enfatizadas nas falas da presidente da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do CIVAP, Nilza Ferreira da Silva, que também lembrou a importância do Plano de Saneamento de Resíduos Sólidos e Manejo de Resíduos, realizado pelo CIVAP. O vice prefeito de Tarumã Marcos Silveira falou da importância da organização dos municípios em consórcio e lembrou a força que o Vale Paranapanema tem conquistado na solicitação de recursos junto aos governos federal e estadual. Marcelo de Souza Pecchio – presidente do CIVAP e prefeito de Quatá falaram do trabalho do CIVAP frente à qualidade de vida das comunidades dos 19 municípios consorciados e do meio ambiente de todo o Vale. Carlos Scandiuzzi - assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo se lembrou dos investimentos que a Secretaria tem disponibilizado aos municípios, para as ações do Projeto Município Verde/Azul e da satisfação de entregar a região do Vale um Convênio tão importante. Enfim Oscar Gozzi, representando o Secretário de Meio Ambiente Francisco Graziano, fechou as falas com um grande discurso sobre à auto-afirmarão da Região do Vale do Paranapanema no Estado de São Paulo pela organização e trabalho do CIVAP. Lembrou outros projetos que atualmente são gerenciados com sucesso pelo Consórcio, como a Patrulha Asfáltica, Farmácia de Manipulação, Farmácia Verde e o Eco. ValeVerde que refletem na qualidade de vida da comunidade regional e principalmente fortalecem o Consórcio frente aos governos federal e estadual na conquista de investimentos como o de 800 mil reais do PROBEN-RCC. Gozzi ainda lembrou que na inauguração do Eco. ValeVerde (novembro de 2009), ocasião em que o Convênio PROBEN-RCC foi concedido pelo secretário de Meio Ambiente do Est. de S.P Francisco Graziano Neto, o mesmo solicitou em contrapartida ao investimento, que os 19 municípios do CIVAP se comprometessem a realizar ações para a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos.

A oficialização do Convênio foi firmada através das autoridades presentes, Marcelo de Souza Pecchio – CIVAP e Carlos Scandiuzzi – Secretaria de Meio Ambiente do Est. de S. Paulo. Ao final da cerimônia oficial todos participaram de um coquetel.

Compuseram a mesa na cerimônia as autoridades: Marcelo de Souza Pecchio – presidente do CIVAP e prefeito de Quatá, Carlos Scandiuzzi – assessor administrativo da Secretaria de Meio Ambiente do Est. De S. Paulo – Projeto Município Verde/Azul, Oscar Gozzi – assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Est. De S. Paulo, Marcos Silveira – vice prefeito de Tarumã, Valmor Ari Pedott – presidente da Câmara de Quatá, Luiz Eduardo Zuniga Medel – gerente da Agência Ambiental de Assis – CETESB/Assis e Nilza Ferreira da Silva presidente da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do CIVAP. Participaram prefeitos (as), vice-prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores dos municípios de Assis, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Iepê, Ibirarema, Nantes, Quatá, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Tarumã, assessores do Deputado Estadual Mauro Bragato e representantes da APTA/Assis e do Instituto Florestal/Assis.

PROBEN-RCC - Com o Convênio entre CIVAP e Secretaria de Meio Ambiente os 19 municípios consorciados serão beneficiados com um equipamento móvel para trituração de resíduos da construção civil. Atualmente a geração média de resíduos da construção civil nos 19 municípios consorciados ao CIVAP é de quase 15 mil toneladas mês. O Convênio com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo vai de encontro aos objetivos definidos no Plano de Saneamento de Resíduos Sólidos e Manejo de Resíduos do CIVAP. Para conhecer o Plano completo, interessados podem acessar o site www.civap.com.br link documentos oficiais.

CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema: Assis, Borá, Campos Novos Pta, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Pta, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã.