Quatá se destaca em 5º lugar do Brasil em Governança Municipal e fica em 2º no Estado de São Paulo

17/11/2020 15:53

O IGM-CFA - Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração, que consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho, classificou Quatá como o 5º melhor município brasileiro e 2º do Estado de São Paulo em recente avaliação.

De acordo com o levantamento, Quatá está no grupo 2, junto de outros 1896 Municípios de 781 a 20.000 habitantes com PIB (Produto Interno Bruto) per capita acima de R$ 32.000,00.
A média geral de pontuação de Quatá foi de 7,87, sendo 6,33 de Finanças, 8,75 de Gestão e 8,53 de Desempenho.
Em Índice de Qualidade de Investimento em Educação, Quatá obteve resultado de 7,65. Já no Índice de Qualidade de Investimento em Saúde, a cidade obteve resultado de 9,35. O Indicador de Segurança do Município apresentou resultado de 8,25, e Saneamento Básico e Meio Ambiente 9,53.

IGM-CFA
Para o Índice de Governança Municipal, o Conselho Federal de Administração relacionou diversas fontes de dados de órgãos como Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, Firjan, entre outros. Foram agrupados 5.570 municípios brasileiros em oito grupos com características socioeconômicas similares.
O  Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município.
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos Indicadores. As médias dos indicadores criam as Dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA.

Fonte: Educação