De olho na merenda: Educação realiza reunião com Conselheiros de Alimentação Escolar

Por Assessoria de Imprensa

16/03/2023 09:55

A Secretaria de Educação de Quatá realizou dia 13/03, no Auditório, a primeira reunião com os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar do Município. A reunião foi presidida pela Nutricionista Vilma Freitag Benitez Beppler Victor, e contou com a presença da secretária de Educação Daisy Cristina Pires Nucci e dos membros: Simone Fabiana de Araújo, Rita de Cassia Pino Ferraz, Renata Fratucci Capiotto, Claudineia de Oliveira Nunes, Camila Aparecida Francisco de Oliveira, Ivonete Izidoro da Silva, Liliane Carolina Dias, Ana Maria Gonçalves Ramos, Eliziana da Roza Silva, Olga Vieira Azevedo e Franciele Amaral de Oliveira.

O CAE é um órgão fiscalizador do Município, que tem a função de fiscalizar e conferir se os recursos encaminhados ao município e destinados para a merenda escolar, estão sendo usados corretamente para a alimentação dos alunos.

Outra função do CAE é conferir se o que está sendo programado com relação ao cardápio alimentar, está sendo cumprido e se os alimentos chegam para os alunos nas Escolas e Creches com qualidade e dentro do prazo de validade. O CAE é formado pela população, com a participação de pais de alunos, professores e servidores, e não tem fins lucrativos.

A Nutricionista Vilma explica que "o CAE é como se fosse os olhos e a voz do povo. É a população fiscalizando de perto a merenda, supervisionando a alimentação das crianças, e fiscalizando a verba, para saber onde o dinheiro está sendo empregado. No final do ano, o Conselho prestará contas do repasse, e relatará se os requisitos para a compra dos alimentos foram cumpridos".

A reunião teve início com a fala da secretária Daisy que destacou a importância do trabalho e cooperação junto à educação. Em seguida, Vilma explicou o que é o CAE - Conselho Alimentação Escolar; como funciona e as atividades que deverão ser desenvolvidas pelos conselheiros, sendo elas: fiscalizar a qualidade da merenda através da observação e preenchimento do roteiro de visita; acompanhar o cardápio elaborado pela nutricionista; a organização dos alimentos; os equipamentos utilizados na cozinha; a condições de higiene e fotos das cozinhas para arquivo.

Os Conselheiros receberam uma Cartilha com orientações sobre o site do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar e a página do CAE, contendo o Curso EAD - Educação a Distância para Conselheiros. Também foi realizado o Cronograma de visitas às escolas, ficando pré-agendadas para os meses de abril, junho, agosto e outubro.

Segundo a nutricionista, "durante as visitas, ao chegarem nas Creches e Escolas, os Conselheiros deverão se identificar como membros do Conselho de Alimentação Escolar e deverão ser acompanhados pelo responsável da Unidade Escolar até a cozinha, depósito e refeitório para preencher os questionários", explica Vilma.

Os Conselheiros foram informados ainda que, terão carros da Educação disponíveis para levá-los às escolas nos dias de visita e a Secretaria disponibilizará computadores para reuniões e pesquisas dos mesmos.

As observações feitas nas visitas deverão ser repassadas para a Nutricionista responsável e para a Secretária de Educação, a fim de melhorar a qualidade da merenda escolar ofertada aos alunos. Ao final da reunião, os Conselheiros assinaram a ata da mesma. 

Fonte: Educação