Governo de SP cria Programa de Regionalização da Saúde

17/05/2023 15:46
MELHORIAS NA SAÚDE
Governo de SP cria Programa de Regionalização da Saúde
O prefeito de Quatá Marcelo Pecchio, e uma equipe de Saúde do município, participaram dia 16/05, em Presidente Prudente, de um evento sobre o Programa de Regionalização da Saúde, que visa descentralizar os serviços de saúde dos grandes centros urbanos e diminuir distância que os pacientes precisam percorrer para receber atendimento.
O Governo de São Paulo criou, em abril de 2023, programa em parceria com os 645 municípios paulistas e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O objetivo da iniciativa é integrar os atendimentos e tratamentos oferecidos no estado.
A regionalização visa descentralizar os atendimentos de alta complexidade dos grandes centros urbanos e levá-los para outros municípios com características parecidas, criando, desta forma, as Regiões de Saúde.
O Governo de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Saúde, pretende coordenar, de forma efetiva, os serviços de saúde disponibilizados no estado, distribuindo-os de maneira organizada entre cada cidade, considerando suas particularidades e evitando a duplicidade de serviços entre municípios vizinhos.
Com a implementação do programa, a administração estadual prevê uma maior efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), com a diminuição de filas de atendimento, menor locomoção para os pacientes, ampliação da oferta de procedimentos à população e aumento da eficiência dos gastos públicos.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo e https://www.afpesp.org.br/.../governo-de-sp-cria-programa...

Fonte: Saúde