Quatá promove primeira Feira de Biodiversidade

26/05/2022 10:35

Para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade, a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a UNESP de Assis, promoveu dia 20 de maio, uma ação de educação ambiental para o público geral, realizando uma Feira de Biodiversidade na Praça da Fonte.

O Projeto de Extensão chamado Bicho-Folha, formado por estudantes de Ciências Biológicas da UNESP-Assis, divulgou seus estudos com a exposição de plantas, artrópodes e outros objetos dos grupos de botânica, zoologia e limnologia.

Os visitantes puderam observar de perto os objetos expostos e as curiosidades relacionadas a biodiversidade da nossa região.

A exposição contou com a presença do coordenador Gabriel Bastos, que trouxe informações sobre Zoologia, com informações sobre a taxonomia até comportamento animal; conhecimentos e as curiosidades científicas de ordens animais diversas; e temas relacionados à fauna regional, relacionados ao Cerrado e à Mata Atlântica.

A coordenadora Isabela Mariano falou sobre Limnologia, que explora conhecimentos e curiosidades científicas referentes aos organismos presentes em águas continentais. O tema estuda desde microorganismos aquáticos até relações ecológicas entre a fauna e flora também aquática. Aborda ainda temas relacionados aos organismos aquáticos regionais,  como os presentes na bacia hidrográfica do médio Paranapanema.

Já o coordenador Jefferson G. de Lima, explicou sobre a Botânica, que explora os conhecimentos e as curiosidades relacionadas aos grupos vegetais mais representativos. Trabalha desde a identificação até às adaptações ecológicas das   espécies. Aborda temas relacionados à flora regional, logo, relacionados ao Cerrado à Mata Atlântica, ambos do interior paulista.

A Feira de Biodiversidade contou ainda com o apoio das Secretarias de Educação, Cultura e da Câmara Municipal. Agradecimentos a UNESP de Assis pela ação em Quatá.

Fonte: Agricultura e Meio Ambiente