Internet Rural

Links úteis



1. O que é Internet Rural?

Internet Rural é um programa, financiado com recursos próprios pela Prefeitura Municipal de Quatá, que visa fornecer acesso à Internet gratuitamente na zona rural do município.


2. Quem pode usufruir do serviço?

O serviço está disponível aos residentes da zona rural que estão em áreas atendidas pela infraestrutura de distribuição. Atualmente há quatro pontos de distribuição:

  • PoP da Água do Fogo;
  • PoP da Granja Ueyama;
  • PoP da Polaina e
  • PoP da Torre de TV.

A utilização do serviço está sujeita à viabilidade técnica. É necessário estar na área de cobertura e  também é necessário haver visada limpa, isto é, não haver obstruções entre a residência e o ponto de distribuição.


3. Como utilizar o serviço?

  1. Certificar-se de residir em local com viabilidade técnica para recepção do sinal.
  2. Fazer um cadastro junto ao Setor de Tecnologia da Informação (STI). O cadastro pode ser realizado de forma on-line por este link (é necessário estar logado em conta Google) ou presencialmente no Paço Municipal. Os documentos necessários são: e-mail pessoal, CPF, RG e comprovante de residência. Após realizar o cadastro, você receberá um e-mail quando o cadastro for efetivado.
  3. Realizar a instalação dos equipamentos e materiais necessários para recepção do sinal: antena, roteador e cabeamento. A antena utilizada deve ser do tipo CPE e compatível com a frequência de operação 5.8 GHz.


4. O serviço é realmente gratuito? Será necessário algum investimento?

O serviço é gratuito. O link de Internet é fornecido pela Prefeitura Municipal de Quatá. Não há franquia ou qualquer outra taxa. 

Entretanto, a prefeitura não realiza nenhum serviço ou fornece qualquer material necessário para recepção do sinal. Antenas, roteadores, cabeamento e quaisquer equipamentos a serem utilizados residencialmente devem ser adquiridos por quem irá utilizar o serviço. 


5. Há algum bloqueio de conteúdo? Como meus dados são tratados? Há alguma coleta de dados?

Não há bloqueios de conteúdo. O tratamento dos dados é realizado em conformidade com as normas regulatórias e a legislação vigente. São aplicáveis as mesmas regulações impostas por empresas privadas que são provedoras de acesso à Internet. Para maiores detalhes, veja o Termo de Uso.


6. Posso distribuir ou retransmitir o sinal?

É vedada a retransmissão ou distribuição do sinal em qualquer hipótese.  A utilização está condicionada a identificação do usuário responsável. 


7. Já possuo antena, preciso adquirir uma nova?

Procure um técnico para uma avaliação. Antenas que não operam na frequência 5.8 GHz não são capazes de captar o sinal transmitido.