Prefeitos da Unipontal descartam Lockdown na região

08/06/2021 15:12

Os Prefeitos que integram a Unipontal participaram de uma reunião na manhã de hoje (08) e, em comum acordo, descartaram a possibilidade de Lockdown na região. O encontro com 33 prefeitos que integram a associação foi convocado pelo presidente da entidade, Ed Thomas (PSB), prefeito de Presidente Prudente.  Ao final da reunião, os líderes regionais concordaram em elaborar um documento propondo medidas mais restritivas na região, porém, sem o fechamento total das atividades.

Os Prefeitos tiveram a palavra e puderam se manifestar sobre a recomendação de Lockdown feita por meio de ofício pelo Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente - DRS. A decisão de descartar a medida foi unânime.

"Nós ouvimos todos os 33 membros da Unipontal, tomamos a decisão em conjunto com os prefeitos, e não vamos fazer Lockdown", disse o prefeito de Presidente Prudente e presidente da entidade, Ed Thomas que recebeu ontem (07) um documento do promotor do Ministério Público de Presidente Prudente, Marcelo Creste, que recomendou a implantação do Lockdown na maior cidade do Oeste Paulista.

O prefeito de Quatá Marcelo Pecchio (PSD) diz ser contra o Lockdown sem critérios e que os Prefeitos devem se unir para tomarem atitudes concretas e efetivas. "O comércio não é responsável pela transmissão do vírus, devemos ser coerentes. O Lockdown não vai resolver o problema porque muitos jovens irresponsáveis se reúnem em festas clandestinas e depois trazem a doença pra dentro de casa matando pai, mãe, avós. Depois a população culpa os Prefeitos, Vereadores e a falta de fiscalização", desabafa Pecchio.

"Todos já sabem do meu posicionamento, sou a favor do trabalho e da saúde, nosso problema maior é aglomeração, e isso não acontece no comércio, acontece em bares e festas, e é isso que devemos combater.  O comércio não pode pagar essa conta e ser penalizado, já sofreram demais nessa pandemia. Temos que tratar da saúde e não podemos paralisar a economia", disse o prefeito de Presidente Prudente.

Ed Thomas enfatizou ainda que "se vier uma determinação da Justiça pra fechar, vamos cumprir, mas não vamos ser os responsáveis por tomar essa decisão". Sendo assim, em conjunto, os prefeitos não serão responsáveis pelo fechamento do comércio na região.

Na reunião os prefeitos destacaram que a necessidade da região é de hospital de campanha, mais leitos, medicamentos e testes para atender a população. "Já cobramos há muito tempo, já solicitei ao governo do Estado, todos os prefeitos já pediram, e até hoje não foi providenciado um hospital de campanha para a nossa região, só promessa. À custa da falta de leito, somos a região que mais permaneceu com o comércio fechado em todo o Estado. Precisamos de investimentos, e não de fechamento da região", destacou o prefeito Ed Thomas. Pecchio concorda com Ed Thomas e sugere também que os municípios se unam com o Ministério Público, para exigir que o Governo do Estado invista em leitos de UTI.

Outro ponto destacado pelo prefeito de Quatá é a compra das vacinas. "Acredito sim que a melhor medida é vacinar a população, e o Governo deve liberar e destravar a burocracia para a compra das vacinas", finaliza Pecchio.

A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches (PV), também participou da reunião e propôs que um decreto seja feito de forma conjunta para atender toda a região. 'É interessante estabelecer para todos os municípios os mesmos horários de funcionamento do comércio, e padronizar o decreto com as medidas mais restritivas", disse a prefeita.

A ideia foi acatada pelo presidente da Unipontal, e o setor jurídico da entidade irá discutir a forma legal para a medida.

Intensificar a fiscalização
Na reunião, os prefeitos também chegaram ao consenso de que precisam de uma ação mais efetiva da Polícia Militar para fiscalizar as festas clandestinas e combater as aglomerações. "Precisamos combater as festas e aglomerações com a Polícia Militar, numa ação conjunta com os municípios', disse Ed Thomas.
A Unipontal deverá elaborar o documento em conjunto com todos os prefeitos e anunciar medidas mais restritivas para a região.

Fonte: Imprensa