Artistas de Quatá são beneficiados pela Lei Aldir Blanc

14/12/2021 10:35

Como incentivo à Cultura e pela segunda vez em Quatá, mas agora de forma presencial, a Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura promoveram shows artísticos por meio da Lei Aldir Blanc - também chamada Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural ou Lei Aldir Blanc de apoio à cultura.

Os shows ao vivo em Quatá ocorreram nos dias 08 e 09 de dezembro na Praça da Fonte - Praça de Natal, e artistas foram beneficiados, após serem contemplados em Chamamento Público, realizado pela Prefeitura e Secretaria de Cultura. Cerca de R$ 25 mil reais foram destinados para auxiliar a classe artística de músicos, que contou com a participação de: Os Belmitas - Gospel; Universus - Sertanejo; Tritons - Conserto Natalino; Sem Limites - Sertanejo;  e João André - DJ. As atrações atraíram centenas de pessoas que prestigiaram o evento, e proporcionou ainda a exposição de artesãos, feirantes e vendas de alimentos e bebidas.

"Estamos preocupados com a retomada econômica, e essa é uma oportunidade de abrirmos espaço para os artistas de nossa cidade, além de incentivar o comércio local", diz o prefeito Marcelo Pecchio, que marcou presença ao lado da esposa e primeira dama Lylian Pecchio.

LEI ALDIR BLANC: é assim como ficou denominada a Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 elaborada pelo Congresso Nacional com a finalidade de atender ao setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de Convid 19, destinando para tal o valor de três bilhões de reais.

A lei homenageia o músico Aldir Blanc, um dos primeiros artistas mortos em razão da pandemia. O projeto de lei 1.075/2020 foi iniciativa da deputada Benedita da Silva, e na explicação de sua ementa (justificativa) dizia que: "Determina à União o repasse de três bilhões de reais aos Estados, ao DF e aos Municípios para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural, inclusive custeio de renda emergencial mensal para os trabalhadores da cultura. Faculta às instituições financeiras federais a criação de linhas de crédito especiais e a concessão de condições especiais para renegociação de débitos. Prorroga os prazos para aplicação de recursos, realização de atividades culturais e prestação de contas de projetos culturais já aprovados pelo órgão responsável pela área de cultura. Incentiva a realização de atividades culturais que possam ser transmitidas pela internet."

Fonte: Cultura