Alunos recebem certificado do PRONATEC e Via Rápida Emprego

15/10/2014 00:00

A ETEC Dr. Luiz César Couto - Colégio Agrícola de Quatá realizou dia 14/10, a entrega de certificados, aos alunos que concluíram o curso de Auxiliar Administrativo - 160 horas -, do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - BRASIL SEM MISÉRIA e Assistente Administrativo - 210 horas -,  do Via Rápida Emprego do Governo do Estado de São Paulo.

Mais de 50 alunos inscritos nos dois cursos tiveram as aulas ministradas no Colégio Agrícola pelas professoras Liliane Ap. dos Santos Andretta e Gislaine Cazadei de Jesus. Os certificados foram entregues pela diretora da ETEC Seiko Tohoma Pretelli, a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, a Secretária de Promoção Social Daniela Pécchio, e o Coordenador dos cursos Bruno Brito.

Os cursos foram ministrados em Quatá, por meio da Prefeitura Municipal, que solicitou pedido ao Governo Estadual e Federal, e apoio das Secretarias de Promoção Social e Educação. A Prefeitura Municipal também disponibilizou ônibus para transportar os alunos até o Colégio Agrícola.

Programas

O PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - BRASIL SEM MISÉRIA tem por objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Para cursar, o aluno precisa ter idade mínima de 16 anos e estar cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal (ter número de NIS).

O Via Rápida Emprego é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Durante a capacitação, os alunos matriculados recebem gratuitamente material didático e auxílio financeiro de 100,00 reais para alimentação. Desempregados, que não recebem seguro-desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de 210,00 reais.