Semana de Planejamento Pedagógico

24/02/2015 00:00

A Secretaria de Educação realizou nos dias 18, 19 e 20/02, o Planejamento Pedagógico com os docentes PEB I e PEB II, que participaram de palestras e reuniões. O Planejamento ocorreu na Secretaria da Educação, Escolas e Creches Municipais.

No primeiro dia de planejamento (18), a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca desejou um ótimo ano letivo aos professores e recepcionou  a palestrante, professora Ivone Engelmann, que ministrou o tema: "Transformando um sonho em realidade". Segundo Ivone, "Todos devem sonhar, mas com cautela. Sonhar com responsabilidade, para não se tornar um pesadelo mais pra frente, explica a palestrante.

O evento, realizado pela Secretaria de Educação, contou com a parceria da OAB e a presença do Presidente da 228ª Subseção da OAB de Quatá Cláudio Lucas Rodrigues Plácido, da Secretária de Educação Alexandra Paula Martins, diretoras, coordenadoras e professoras da Rede Municipal de Ensino e funcionárias da OAB.

No dia 19/02, ocorreu a Reunião Pedagógica, onde os diretores se reuniram com sua equipe para organizar a rotina da escola.

O Planejamento teve o encerramento dia 20/02, com a palestra ministrada em dois períodos, por Marco Felipe. No primeiro período,  das 7h30 às 9h30, o palestrando falou para os Professores das Creches, Educação Infantil e PEB II da Educação Física sobre "A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil". Em um vídeo projetado sobre o Jardim de Infância, o palestrante explicou como as crianças devem se comportar, como por exemplo: dar a mão ao atravessar a rua;  pedir desculpas quando necessário; ser gentil, entre outros gestos.

No segundo período, das 10h às 12h, o tema "Alfabetização Matemática e contextualização no Ensino Fundamental" foi direcionado para os Professores de 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos.      Para Felipe "muitas vezes a matemática é vista como algo complicado, e os professores são vistos pelos alunos como os verdadeiros carrascos. O aluno precisa ver a matemática como algo simples e principalmente útil", orienta. O palestrante explica ainda que "a matemática estimula a capacidade intelectual, agiliza o raciocínio, estrutura o pensamento, contribui para a contextualização, cria condições de aprendizagem motivadora, entre outras funções", finaliza Marco Felipe.