Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti envolve alunos do Ensino Fundamental

29/02/2016 00:00

Dando continuidade aos trabalhos de conscientização para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, os alunos da EMEIEF Luiz Gagliardi, Profª Angela Maria Pellini Garcia – “Gi” e Ozira de Arruda Mendes participaram de 22/02 a 26/02, de uma intensa maratona de atividades, promovida pelas escolas, por incentivo da Secretaria de Educação, e apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria da Saúde.

Os alunos 1º ao 4º ano, e do Projeto Mais Educação da Escola Gagliardi criaram músicas; quebra cabeça, cruzadinha com desenhos e dobradura do mosquito para emoldurar o mural; realizaram trabalhos sobre criadouros; fizeram roda de leitura para falar sobre as doenças Dengue, Chikungunya e Zika Vírus; conheceram as medidas de controle ao Aedes Aegypti; confeccionaram viseiras para a campanha; recortaram letras no papel camurça para montar a faixa e passearam pela escola para identificar possíveis criadouros, dentre outras atividades. Os alunos receberam ainda panfletos com orientações para entregar aos pais, e incentivar os vizinhos a limpar os quintais.

Para os alunos o Dia D de Mobilização foi 26/02, onde as crianças participaram de uma passeata em direção à Praça da Fonte e próximo a Feira da Lua. A passeata teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância em não deixar água parada e identificar os possíveis focos, recolhendo objetos que acumulam água.

“Estive acompanhando as crianças em uma passeata para poder incentivar, pois acredito que uma das formas de combater o mosquito Aedes Aegypti é a Educação. A Escola é o meio que pode manter os alunos informados, para que eles levem para dentro de casa uma nova atitude,” comenta a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca durante a mobilização.

A Escola Gi exibiu vídeo informativo; promoveu confecção de cartazes, máscara e cones relacionados ao tema; as crianças apresentaram músicas; e na sexta-feira visitaram a Praça da Asa Branca para recolher possíveis focos do mosquito.

As atividades da Escola Ozira foram: exposição de trabalhos artísticos; demonstração dos cuidados contra a proliferação; vídeos animados e educativos; músicas voltadas ao tema; apresentação para os alunos de repelentes naturais; teatro com o professor Guilherme. Os alunos dos 4º e 5º anos participaram do Arrastão na Praça da Capela e na Praça do Jd Primavera.

“A Secretaria da Saúde realiza um primordial trabalho no município, mas todos nós precisamos nos unir por esse mesmo objetivo: combater o mosquito,” finaliza Lu.

A Secretaria de Educação informa que durante as passeatas e mobilização nas Praças e ruas, os alunos estiveram devidamente autorizados pelo responsável, com a supervisão de professores, monitoras, e com a utilização de EPI.