Por Assessoria de Imprensa
30/06/2025 15:15A Educação de Quatá tem investido em atividades diferenciadas que ajudam os alunos a desenvolverem ainda mais o raciocínio, paciência e concentração. Dessa forma, alunos das Escolas Osira de Arruda Mendes e Angela Maria Pelini Garcia "Gi", participaram de um torneio de xadrez, do projeto Jogos Interativos, que ocorreu dia 26/06, na Escola Gi.
A utilização do xadrez no projeto Jogos Interativos demonstrou ser uma ferramenta altamente eficaz no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos não apenas momentos de lazer e descontração, mas também contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Observou-se ao longo das atividades, um aumento na concentração, disciplina, raciocínio lógico e capacidade de tomada de decisões dos estudantes.
A interação entre os participantes favoreceu a socialização, o respeito às regras e ao outro, além de estimular o pensamento estratégico e a resolução de problemas. Por esses motivos, o xadrez deve ser incentivado no ambiente escolar como prática educativa regular, uma vez que promove habilidades fundamentais para a formação integral dos alunos. O projeto Jogos Interativos cumpriu seu propósito ao integrar o lúdico ao pedagógico, confirmando que aprender pode e deve ser uma experiência prazerosa e significativa.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O XADREZ
O xadrez na escola a partir do Ensino Fundamental I, é ideal para a incursão das crianças neste mundo. Incorporando o xadrez na prática pedagógica, cria-se o jogo educativo, de cujas funções concomitantes são: a função lúdica geradora de diversão, prazer, integração, interação e a função educativa fundamental no aprimoramento do individuo.
Como adendo, cabe fazer referência aos três períodos de jogos elaborados por Piaget e que, portanto, como poderá ser visto, é anterior a chegada da criança a escola. O primeiro período é o dos jogos de exercício, aproximadamente nos dezoito meses, baseados na repetição e manipulação para desenvolver atividade motora; os jogos simbólicos, aos dois anos, contam com a representação da linguagem, é o faz de conta; e por fim os jogos de regras, aos seis anos, já na idade escolar, marcam a transição da atividade individual para a socializada. É nesse período que os estímulos mais ricos serão melhores absorvidos. Pelo exposto, aconselha-se o xadrez apenas como brincadeira descompromissada até a idade escolar e a partir daí proporcioná-lo como jogo propriamente dito.
O xadrez deve ser organizado numa escola ou clube com o intuito de que os discentes alcancem os seguintes objetivos: aprender a elaborar uma hipótese e, com isso, planejar uma ação; adquirir hábitos de perseverança e domínio da vontade; perceber os mecanismos da atenção e concentração; exercitar diferentes tipos de memória, em especial a visual; aprender a fundamentar alternativas após identificá-las com clareza; classificar alternativas e estabelecer com elas sequencias lógicas; liberar processos de fantasia na criatividade; aceitar o confronto como método de avaliação de progressos; valorizar as atitudes de meditação para a produção intelectual.
Fonte texto: Escola Gi
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Fonte: Educação