Escritor Vicentônio Silva visita Escolas de Quatá

Por Assessoria de Imprensa

04/12/2025 10:20

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais resultou na visita do Escritor Vicentônio Silva às Escolas: EMEIEF Professora Angela Maria Pellini Garcia - "GI" e  EMEIEF Professora Osira de Arruda Mendes, dia 01/12/2025. Durante a visita foram distribuídos gratuitamente para os terceiros anos, os exemplares de "Um sonho de Natal". 

Os livros foram lidos pelos alunos sob orientação das Professoras, aprofundando-se na história de uma avó que, depois da humilhação da menina na escola, passa o ano inteiro recolhendo material reciclável para proporcionar surpresa à neta às vésperas de natal.

De acordo com o Escritor Vicentônio Silva - que, além de Advogado Trabalhista, Empresarial e Civil, é Doutor em Literatura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Publisher da editora JASVENS - a história nasceu a partir do relato de sua mãe. "Quando menina, minha mãe voltou da escola aos prantos. Os colegas a humilharam porque ela não tinha ganhado presente do Papai Noel. Como o pai dela que, na década de 1950, ganhava um salário mínimo para sustentar ele, minha avó, minha mãe, meu tio e minha bisavó poderia comprar um presente de natal sem passar fome?", questiona o Escritor.

Segundo Vicentônio Silva, a ideia de escrever o livro surgiu durante a pandemia: "Em uma das manhãs de isolamento da COVID, minha mãe parou de cozinhar e me disse: - 'Quando eu não estiver mais aqui, lembre-se de que a data mais importante do ano é o natal'. Eu já tinha escrito um livro de crônicas com textos dedicados a ela e ao meu pai e, em 2020, uma novela intitulada 'Enfermaria 17'. Já tinha organizado ou participado de mais ou menos 15 livros acadêmicos, 50 artigos científicos e 700 artigos para jornais, mas nunca tinha me aventurado pela literatura infantil", explica Vicentônio.

Desde o ano passado, o escritor desenvolve o Projeto Literatura e Direito, por meio do qual distribui gratuitamente livros às Escolas Públicas, mediante o compromisso de que as professoras lessem com os alunos. Após a leitura, o Escritor conversa presencialmente com os leitores mirins. "Neste ano, visitamos Escolas Públicas em Londrina, no Paraná, e, aqui no Estado de São Paulo, percorremos Escolas em Paraguaçu Paulista, Álvares Machado e Quatá, além do festival literário da Secretaria de Cultura de Echaporã", resume o Escritor.

Em Quatá, o Vicentônio visitou as Escolas nos dois turnos, conversando com cerca de 120 alunos. Na momento do autógrafo duplo - ele autografou com a filha Natália, que é Arquiteta e faz alguns desenhos na obra -, conversou com cada uma das crianças, perguntando quais os sonhos e desejando-lhes Feliz Natal. Durante o período de visita às Escolas, a Orientadora Pedagógica Ana Cláudia Dourado acompanhou o escritor e sua filha.

E para o próximo ano? "A ideia é retomarmos o Projeto Literatura e Direito nas Escolas visitadas em 2025, tentando ampliar a atuação para outras cidades, conversando com mais crianças, dialogando com as Professoras, responsáveis pelo excelente trabalho de leitura e interpretação, e divulgando a literatura aos quatro ventos", finaliza Vicentônio.


Fonte: Secretaria de Educação de Quatá


#quatarumo100anos


Fonte: Secretaria de Educação