Chuvas causam estragos em Quatá-Prefeitura Municipal ajuda moradores do Bairro Jardim Primavera

08/10/2013 00:00

As fortes chuvas que caíram na noite de quinta-feira (03-10), causaram muitos estragos em Quatá, principalmente no Bairro Jardim Primavera. A enxurrada que desceu da encosta invadiu e inundou casas com água, lama e bagaço de cana, estragando móveis, utensílios domésticos, brinquedos, alimentos, roupas e trazendo muitos prejuízos.

Na manhã de sexta-feira, ao percorrer o bairro, o que se via era moradores desolados, que não acreditavam no que havia ocorrido, não sabiam como agir nem o que fazer. "Quando acordamos por volta das 4h, já havia água dentro de casa, e o nível estava alto, estragando material de trabalho, sofá, colchão e cobertor. Ficamos assustados! Fizemos vala no quintal, tiramos os entulhos que estavam nas guias para descer a água , mas não tinha muito o que fazer," relata a moradora Edna Conceição Martins.

Logo nas primeiras horas, a Prefeitura Municipal foi comunicada e imediatamente prestou ajuda. A Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca esteve no local para avaliar a situação e tomar as devidas providências. "Estamos a disposição para ajudar os moradores que tiveram as casas atingidas, e agradecemos a Deus por não haver vítimas. É uma situação difícil, mas temos que agradecer quando as vidas são poupadas, bens materiais a gente conquista com o tempo," disse a prefeita enquanto visitava as casas.

A Secretária de Promoção Social, Daniela Pécchio também esteve no bairro e, ao lado da assistente social Daniela Emilena Santiago pôde avaliar a gravidade da situação e trazer auxílio por meio da assistência. Foram cedidos materiais de limpeza, cobertores e alimentos para aqueles que precisaram.

A Prefeitura Municipal, contou ainda com a colaboração das Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Obras, que também disponibilizaram homens e maquinários para que pudessem ajudar na retirada das lamas das casas, desobstruir bocas de lobos e limpar as ruas. No final da manhã, grande parte do barro e sujeira já haviam sidos retirados. Os moradores tiveram ainda ajuda da SABESP e ZILOR.