Prefeitura de Quatá assina protocolo de instalação do projeto Escola de Moda no município

26/10/2011 00:00



A Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, assinou nesta terça-feira, 25, no Palácio dos Bandeirantes, o Protocolo de Intenções para implantação de 56 Polos da Escola
de Moda (28 na capital e 28 cidades do interior do Estado – sendo Quatá um dos escolhidos pelo desenpenho que vem atingindo em seus cursos de capacitação). Na ocasião, a primeira-dama também lançou a Escola de Moda do Palácio dos Bandeirantes, na capital.

 

“A origem dos Polos se deu em função da grande procura pelo curso de Corte, Costura e Modelagem da unidade da Escola de Moda do Parque da Água Branca. Em apenas alguns dias, todas as vagas para este ano
haviam sido preenchidas. Então decidimos expandir o projeto, ampliando assim o número de vagas, em unidades estrategicamente espalhadas pela capital e pelo Estado", explica a primeira-dama.



O processo de seleção dos locais dos Polos se deu por dois fatores: cidades com até 100 mil habitantes (exceto as localizadas na região metropolitana de São Paulo) e entidades com reconhecido trabalho social. Ambas estrategicamente localizadas e que possam capacitar a região onde estão. "Cada município e entidade sede encaminhou duas costureiras que foram capacitadas por nós, em julho, no Fundo Social", ressaltou Lu Alckmin.

 

O próximo passo será a entrega de documentação por parte das entidades e das Prefeituras para que um convênio entre as partes seja
firmado. O Fussesp repassará um Kit, contendo 10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábua de passar e ferro; conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte técnico e acompanhamento durante o curso (feito pelas assistentes sociais) e repasse de cerca de R$ 21 mil para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). O valor só pode ser utilizado para compra de itens pré-determinados no convênio, como: fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos etc.



O objetivo da Escola é a capacitação profissional e geração de renda, em um curso rápido e seguindo as tendências do mercado. Depois de formado, o aluno poderá costurar em casa e vender suas peças, montar uma cooperativa ou conseguir uma vaga em uma empresa/indústria nesse setor.

 

No evento, representaram a Prefeitura e a Secretaria do Fundo Social de Quatá, a assistente social  do CRAS e coordenadora da Escola de Moda em Quatá, Fernanda Maria dos Santos e o diretor de educação Gustavo Pilizari. 



Fonte: Fussesp