Mulheres são homenageadas pela Prefeitura e OAB - Palestra ?Terapia do Riso? ensina o indivíduo a rir de seus dramas e defeitos

05/03/2013 00:00

 

         Está mais do que provado que a risada é um elemento importante de combate ao estresse, ligado diretamente ao nosso sistema nervoso central. É considerada uma válvula de escape às pressões do dia-a-dia e o bom humor, segundo especialistas, reduz a pressão sanguínea e o nível de hormônios, que afetam nosso sistema imunológico.

      Pensando em homenagear as mulheres com um tema leve, agradável e bem humorado, a OAB Subseção de Quatá e Prefeitura Municipal trouxeram a professora especialista em programação neurolinguística Ivone Engelmann, que apresentou a palestra tema do livro de bolso “Terapia do Riso”, e tem como estratégia informações para que as pessoas possam enfrentar o estresse no trabalho.

        A palestra foi realizada na noite do dia 04/03, no Centro Educacional e Cultural Dr. Renato Monfort, e de início teve a apresentação de um vídeo em homenagem as mulheres e a prefeita Lu, que compareceu no evento. Lu disse estar feliz com a presença de todos e agradeceu a palestrante. A prefeita recebeu flores das secretárias de Promoção Social Daniela Pécchio, da Educação Alexandra Martins e da Cultura Gustavo Pilizari.

       A proposta de Ivone é ensinar o indivíduo a rir de seus dramas e defeitos, por meio da aplicação de técnicas que, entre outras coisas, estimula o autoconhecimento. Segundo a palestrante, quando a pessoa ri de si mesma, resgata a saúde mental que está em falta por causa do estresse, voltando a ter o controle da própria vida.

      “Rir tem uma relação profunda com a auto-estima e não depende nem de tempo nem de dinheiro”, afirma a neurolinguista e professora de química Ivone Engelmann, que desde 2000 desenvolve palestras sobre a importância da terapia do riso. “Na verdade, ao ficarmos de mau humor e vermos o defeito do outro como algo tão grande, muitas vezes estamos nos
refletindo no próprio espelho. E, ao aprendermos a dar risada de nossa própria intolerância e erros, estamos aprendendo a nos conhecer”, explica.

       Ao liberar a endorfina, segundo Ivone, conseguimos estabelecer um equilíbrio, que vai à contramão do esgotamento físico e mental, e proporciona uma melhora de nosso sistema imunológico. A neurolinguista conta que hoje, por exemplo, muitos casamentos e uniões são desfeitos por motivos banais. “Às vezes, o fato de o companheiro deixar a toalha jogada no chão pode tomar proporções enormes, causando mágoas. A questão é que há o espaço para negociar e de o outro aceitar ou não. E, nesse embate, as pessoas até contraem doenças e veem que estão perdendo os cabelos por causa desse modo de ver a vida”, diz Ivone, que finalizou com a distribuição de bala de amendoim, como forma de representação da alegria.

       Estiveram presentes também o vice-prefeito José Fernandes de Albuquerque, presidente da Subseção de Quatá Cláudio Rodrigues Plácido, advogada Ana Paula Balejo, vereadores Elton Masi e Erival Marques Junior, demais autoridades, convidados da comunidade, assim como o Coral da Terceira Idade que abrilhantou a noite com duas apresentações. Ao final, os convidados foram sorteados com brindes e após assistirem o clip “Canção da Alegria”, de Beethoven, participaram de um delicioso coquetel.