ASQUARE recebe 4 novas máquinas - Associação conta com apoio da Prefeitura de Quatá

20/05/2014 00:00

A ASQUARE - Associação Quataense de Catadores de Materiais Recicláveis, foi privilegiada no mês de abril com quatro novas máquinas que auxiliarão no trabalho diário. A Fragmentadora, responsável  por picar papéis; o Elevador de Carga que consegue empilhar, em média, de 300 fardos de reciclados, facilitando o serviço das coletas, e economizando tempo dos catadores; a Prensa que é usada para compactar o material a ser reciclado, desocupando espaços que seriam ocupados se o material não fosse prensado e uma Balança.

"Essas máquinas vão nos ajudar muito, pois vamos economizar tempo e o trabalho renderá mais, porque até a chegada das novas máquinas, nós usávamos a Balança da Prefeitura",  explica a presidente da ASQUARE, Angelina Ramos da Silva - "Tuta".

Além da Balança, a Prefeitura Municipal de Quatá contribui com o pagamento do aluguel do prédio onde está localizado a ASQUARE, água, luz, caminhão de coleta, motorista, carrinhos que transportam os reciclados e a manutenção dos mesmos.

As máquinas foram doadas pelo Projeto CataForte, que tem por objetivo mobilizar os catadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produtiva de recicláveis.

O Projeto prevê, ainda, equipar as organizações dos catadores, facilitando o transporte, logística e infraestrutura adequada para o trabalho. Como retribuição, a ASQUARE repassa para o Cataforte plásticos e papelão coletado em Quatá pelos catadores.

Ação da ASQUARE

O rendimento mensal da Associação é gerado pela venda dos materiais coletados, por forma de doação da comunidade que vem ajudando a ASQUARE. O material coletado durante o mês é enviado para uma empresa terceirizada de Presidente Prudente, que envia caminhões para recolher os reciclados em Quatá. O pagamento é repassado para a ASQUARE via depósito bancário.

"A ASQUARE é muito importante para nossa cidade, pois contribui para a preservação do meio ambiente, e a renda do reciclado mantém a Associação", comenta a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca.

O trabalho da ASQUARE é realizado de segunda à sexta, nos períodos manhã e tarde. A coleta é feita nos bairros de segundas às quartas - feiras. Os catadores deixam nas residências sacos de lixo verde para identificar os reciclados. As quintas e sextas os trabalhadores exercem a função na sede separando, fragmentando e pesando o lixo.

Os colaboradores reclamam que o trabalho da ASQUARE está sendo prejudicado por pessoas do município que passam antes deles e recolhem o lixo. "Os moradores deixam separado para nós, e quando passamos, o lixo já foi recolhido e isso atrapalha nosso trabalho", desabafa o colaborador Paulo Olegário, que continua: "Essa ação se torna inviável e prejudicial a saúde, pois essas pessoas estocam o reciclado em lugares não apropriados como quintais, terrenos e até mesmo nas próprias casas. E além de prejudicar a saúde das pessoas e o meio ambiente, prejudica a nossa renda", finaliza Olegário.

A ASQUARE orienta os moradores para que os mesmos separarem o lixo reciclado do orgânico, antes de depositar nos sacos verdes. Os catadores também recolhem óleo de cozinha usado que pode ser depositado em garrafas pet e deixado ao lado do saco verde de coleta. A ASQUARE alerta para que  os munícipes não joguem óleo na pia e no meio ambiente.

Os catadores da ASQUARE agradecem a todos que colaboram com meio ambiente e com a associação, pois por meio deste trabalho é que vem o ganha pão.

Cronograma de coleta da ASQUARE

Segunda-Feira das 8h30m às 11h: Bairros - Nova Quatá e Primavera.

Terça-Feira das 8h30m às 11h: Bairros - Pôr do Sol, Jardim Alvorada, Asa Branca, parte do Pedregal da Palazzi.

Quarta-Feira das 8h30m às 11h: Bairros - Centro, restante do Pedregal e da Palazzi, Santa Teresa e Jardim Tropical.

Quintas e sextas-feiras a ASQUARE realiza a triagem, fragmentação e pesagem do material coletado.

Surgimento da ASQUARE

A ASQUARE foi criada em 28 de agosto de 2008, e a iniciativa surgiu da Secretária de Promoção Social, a qual na época também era primeira dama, Daniela Pécchio que teve a ideia da formação de um grupo de catadores de materiais recicláveis e com parceria da UNESP (Universidade de São Paulo) de Assis, a ideia foi implantada.

Com a ajuda dos profissionais, como a professora, psicóloga da UNESP e Coordenadora de Incubadoras de Cooperativas Populares da UNESP, Ana Maria Rodrigues de Carvalho e do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, a formação foi concretizada. A ASQUARE conta também com o apoio da Zilor que fornece os lacos de lixo verde.