Cuidador: o anjo na vida do idoso! Curso é iniciado em Quatá e conta com 18 alunas

05/08/2014 00:00

As aulas referentes ao curso  de Cuidador de Idoso começaram dia 04/08. O curso conta com 18 alunas inscritas e as aulas estão sendo ministradas pela gerontóloga Laís Lopes Delfino, no CCI - Centro de Convivência do Idoso de Quatá, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. O curso terá carga horária de 90 horas e as alunas receberão certificados se frequentarem 85% das aulas, podendo ter apenas 4 faltas para receberem.

A Secretaria de Promoção Social de Quatá, com o apoio da Prefeitura Municipal,  teve a iniciativa de implantar o curso para atender uma necessidade visível que existe em Quatá, de capacitar pessoas para que as mesmas possam atuar nessa área. A Secretaria de Promoção Social informa que todas as vagas foram preenchidas, gerando uma lista de espera, o que assegura a continuação do curso no próximo ano.

A prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca iniciou destacando a importância e responsabilidade de cuidar dos idosos. A aula inaugural contou também com a presença das Secretárias Daniela Pécchio - Promoção Social, Inêz Bravo - Infraestrutura, alunas e da professora Laís. "O objetivo do curso é levar informação com qualidade a um ator muito importante no cenário do envelhecimento do nosso país, que é o CUIDADOR", informa Delfino.

O curso enfoca a importância do cuidador promover independência e autonomia ao idoso assistido; acompanhar e auxiliar o idoso a se cuidar, fazendo por ele somente as atividades que o mesmo não consiga fazer sozinho. "Ensinaremos o cuidador a identificar fatores de risco de quedas, situações de violência doméstica, como deve ser uma alimentação adequada para idosos com dificuldades de deglutição, com diabetes e hipertensão. Discutiremos acerca das patologias mais encontradas em idosos, em especial a Doença de Alzheimer, como lidar com o comportamento, terminalidade do idoso, cuidados necessários no fim da vida, entre outros assuntos relevantes", explica a gerontóloga.

Os cuidadores aprenderão a zelar pelo bem-estar do idoso, administrando corretamente os medicamentos, cuidando da alimentação, higiene, segurança e lazer desse idoso. "Precisamos capacitá-los para que eles entendam a complexidade do envelhecimento e a importância do autocuidado", finaliza Lais que é Bacharel em Gerontologia pela USP, Mestre e doutoranda em Gerontologia pela UNICAMP.

Entenda a Gerontologia

A Gerontologia é a ciência que investiga as experiências da velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento.