CRAS programa oficinas visando discussões a respeito do Impacto da Pandemia na Saúde Mental das Famílias

Por Assessoria de Imprensa

10/11/2021 14:34

Dentre os serviços públicos prestados durante a pandemia, a manutenção dos serviços de assistência social, mesmo que de forma remota, foi de extrema importância, e contou atividades essenciais para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Sendo assim, por quase dois anos, o CRAS readaptou os trabalhos e ações para continuar os atendimentos voltados ao BPC, Grupo de Convivência e Idosos. Nesse momento em que a retomada das atividades presenciais está voltando gradativamente, o CRAS programou oficinas visando orientações e discussões a respeito do Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental das Famílias.

A primeira oficina com o grupo de convivência ocorreu dia 05 de novembro no CCI - Centro de Convivência do Idoso, e contou com a presença da psicóloga Amanda Lido que conversou sobre como o isolamento social teve grande impacto na saúde mental; como o convívio familiar também sofreu com as consequências desses isolamentos, trazendo conflitos familiares; o aumento significativo dos casos durante de Depressão e Ansiedade no período de pandemia; a identificação dos sintomas de Depressão e Ansiedade com orientações para as famílias, e com as possíveis formas de tratamento e maneiras de solicitar ajuda.

A Psicóloga irá abordar ainda os temas: como lidar com o preconceito relacionado a saúde mental na sociedade; como identificar e ajudar um familiar que está passando por um episódio de depressão e/ou ansiedade; a escuta empática no cuidado da saúde mental na família; o papel do psicólogo no tratamento da depressão e/ou ansiedade; auxílio no enfrentamento dos conflitos; importância do tratamento correto e de uma Rede de Apoio efetiva; retomada da rotina pós pandemia e um enfrentamento necessário apesar das incertezas. Ao final, foi realizado uma dinâmica com os participantes do grupo de convivência.

O Projeto foi elaborado para encontros semanais, com duração de 1h30, com datas e horários a serem estabelecidos juntamente com os coordenadores e a palestrante. 

Fonte: Secretaria de Promoção Social