Ação Contra a Violência à Mulher: Agosto Lilás!

Por Assessoria de Imprensa

02/09/2025 14:44

Em apoio ao Combate à Violência contra a Mulher, a Prefeitura de Quatá, realizou por meio da Secretaria de Promoção Social, CRAS e OAB, palestras com informações sobre conscientização, direitos das mulheres, como se defender e denunciar, ações e precauções. As palestras voltadas para mulheres de Quatá, ocorreram dias 26 e 27/08, no CCI - Centro de Convivência do Idoso e Centro comunitário "Padre Marcos Antônio Damasceno", e foram ministradas pelas Advogadas da OAB Ananda Farinasso e Brenda Zopolato.

Sobre a Campanha:

"Agosto Lilás" é a campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que ocorre em agosto, mês da criação da Lei Maria da Penha nº 14.448/2022, sancionada em 7 de agosto de 2006, que representa um marco na proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar, e que oficializou o mês de agosto como o período dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. 

A cor lilás simboliza o respeito e a luta contra todas as formas de violência de gênero - física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. A campanha busca informar sobre a Lei Maria da Penha, incentivar a denúncia e fortalecer a rede de proteção às mulheres, com o Ligue 180 como um dos principais canais de auxílio. 

A campanha enfatiza que a violência contra a mulher pode ser: 

- Física: Qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal.

- Sexual: Qualquer conduta que constranja a mulher a participar de práticas sexuais não desejadas.

- Psicológica: Condutas que causem dano emocional ou prejudiquem a autoestima, a identidade e o bem-estar.

- Moral: Condutas que configurem calúnia, difamação ou injúria.

- Patrimonial: Condutas que configurem retenção, subtração, destruição parcial ou total dos bens.

A Campanha Agosto Lilás tem como objetivo:

- Conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a mulher e a importância de combatê-las. 

- Divulgar os direitos das mulheres e os recursos disponíveis para proteção e denúncia, como a Lei Maria da Penha e o Ligue 180. 

- Incentivar a denúncia de casos de violência e fortalecer a rede de apoio às vítimas, com ações educativas e de mobilização. 


Fonte sobre informações do Agosto Lilás: Google


#quatarumo100anos


Fonte: Secretaria de Promoção Social - (Assistência)