Cuidado: AMIANTO MATA!

26/05/2017 00:00

Amianto ou Asbesto

O amianto ou asbestos é o nome comercial adotado para um conjunto de minerais fibrosos constituídos de silicato de magnésio, que é utilizado em, aproximadamente 3000 produtos industriais.

Onde está o amianto?
Entre os mais conhecidos usos de amianto estão os da construção civil, tais como as telhas, caixas d´água, tubulações, divisórias, painéis acústicos e resistentes ao fogo, pisos, forros etc. Tanto na produção, como na manutenção, utilização e demolição de materiais contendo amianto, há risco de se liberar poeira contendo fibras no ambiente. Estas fibras são extremamente perigosas, pois são cancerígenas e podem ter dimensões tão pequenas que não são percebidas a olho nu.
Atualmente, 45 países proíbem o uso de amianto. Entre eles, a França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco proíbem à utilização do amianto, assim como vários municípios.
A cidade de São Paulo foi umas das pioneiras a proibir o uso do amianto e em desenvolver uma campanha de esclarecimento sobre os riscos do amianto e dos produtos que o contenham.
Fique atento às dicas para você e sua família não se tornarem vítimas em potencial do mortífero amianto!

Para quem vai construir

O que fazer com os produtos de amanto já existentes
Para a manutenção e reparos em produtos de amianto, deve-se evitar gear poeira, umedecendo as superfícies onde o amianto pode estar presente, revestindo antigas tubulações de cobre ou de água quente, nos boilers ou aquecedores, em pisos vinílicos (do tipo Paviflex), em forros falsos ou acústicos em isolamentos térmicos, em divisórias e painéis fabricados com cimento-amianto. Isto também deve ser feito nas demolições.
Mantenha as caixas d’água sanitária, para reduzir os riscos da liberação de fibras na água. Lave-as, de preferência, com esponja macia e sabão neutro.
Faça o mesmo com as telhas de amianto, evitando varrê-las e gerar poeira. Use forros nos ambientes como quartos, sala etc, para isolar o contato de pessoas, principalmente as crianças, com as fibras do amianto, que se desprendem do telhado.

Descarte de entulho
Embale os resíduos em sacos plásticos resistentes e indique que eles contém amianto.
O descarte de material contendo amianto também deve ser muito cuidadoso para evitar a contaminação de terceiros e do meio ambiente. O CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente obriga à disposição final dos resíduos provenientes de obras de construção civil, que contém amianto, em aterros industriais para lixo perigoso.
Não jogue em caçambas de rua os entulhos que suspeite ou que realmente saiba conter amianto, pois você pode ser multado.
Qualquer dúvida, entre em contato direto com a VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE QUATÁ para obter maiores informações de como proceder nesses casos e assim proteger sua família da exposição ao cancerígeno amianto.

Materiais alternativos ao amianto
Use materiais como fibra de vidro, PVA, polipropileno, cerâmicos, etc.

Doenças provocadas pelo amianto
A poeira que não se vê é a mais perigosa para o pulmão.
As doenças provocadas pelo amianto podem levar muitos anos para se manifestar, são incuráveis e progridem mesmo que não se tenha mais nenhum contato com a poeira. Matam não só os trabalhadores em contato direto, como também aquelas pessoas que eventualmente se expõem à poeira assassina.
Estas doenças podem ser:
Malignas: o câncer de pulmão, de laringe, do aparelho digestivo, mesotelioma de pleura e de peritônio, tumor muito agressivo e letal, que acomete os tecidos que revestem o tórax e o abdômen, respectivamente.
Não malignas: A Asbestose que é uma fibrose ou endurecimento do pulmão (pulmão de pedra), as doenças pleurais, derrames e espeçamentos pleurais e de diafragma.

Você pode estar contaminado e não sabe!
O número de doentes contaminados pelo amianto ainda não é conhecido totalmente no Brasil. Estima-se que nos próximos 25-30 anos na Europa morreram 500.000 mil pessoas por causa do amianto ou que se constitui na maior catástrofe sanitária do século XX.
Não há mais duvidas cientificas do que o amianto é cancerígeno e que existem substitutos mais seguros, o que nos leva a uma conclusão: a única maneira de impedir novas vitimas é a proibição total e imediata da exploração, industrialização, comercialização e utilização do amianto e de produtos que o contenham no Brasil.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Quatá:
Rua Dr. Luiz Pereira Barreto Filho, nº128. Fone: (18)3366.9600
Realização: Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. Apoio: Prefeitura e Câmara Municipal.