Saúde realiza primeiro evento coletivo após retomada das atividades presenciais

30/09/2021 10:47

Em homenagem aos profissionais da Saúde, a Secretaria de Saúde de Quatá promoveu o primeiro evento coletivo pós pandemia, realizado dia 29/09, no Salão da Terceira Idade, com palestra de valorização da vida, entretenimento e um delicioso café da manhã. A Saúde seguiu os protocolos de segurança contra o covid, com uso de máscara e álcool em gel.

O evento teve início com a apresentação da Psicóloga do CAPS Lourdes Cristiani Gonçalves de Lima Silva que trouxe palavras de recepção e fez a leitura do poema "PALAVRAS SÃO JANELAS (OU SÃO PAREDES)", de Ruth Bebermeyer. Na sequência, a secretária de Saúde Ivana Cristina Roncada Giacon homenageou os profissionais e agradeceu a dedicação de todos nesse período de pandemia, exaltando o esforço e empenho de cada um. A oração do Pai Nosso encerrou esse momento, e teve início a segunda parte das atividades

A palestra do dia, alusiva ao Setembro Amarelo (mês de Campanha de Prevenção ao Suicídio), foi ministrada pelo Psiquiatra do CAPS Dr. Everton Forlan Gervazoni, que falou não apenas do suicídio, mas abordou também sobre a depressão e discorreu sobre o tema: Prevenção ao Suicídio e Depressão: O que eu tenho a ver com isso?

Dr. Everton explicou que, segundo o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM - V), a depressão é caracterizada como um transtorno de humor e tem como sintomas: humor deprimido; perda de energia; interesse ou prazer na maior parte das atividades diárias; perda ou aumento de apetite; perda ou aumento de sono; prejuízo na atenção ou concentração e memória, agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia; sentimento de inutilidade ou culpa excessiva e pensamentos recorrentes de morte ou ideações suicidas.

A falta de informação de pessoas próximas de alguém que tem depressão, é um fator agravante para indivíduo que sofre da doença. "O desânimo, isolamento e desinteresse por questões importantes como família, emprego e saúde, sem uma explicação clara e objetiva, faz com que as pessoas com depressão sejam vistas como preguiçosas, acomodadas, cheias de frescuras, ou que não tem o que fazer", esclarece Dr. Everton.

Já o suicídio, Dr. Everton explica que "é considerado um ato deliberado, intencional, de causar morte a si; iniciado e executado por uma pessoa que tem clara noção ou forte expectativa de que o desfecho seja falta e resulte em sua própria morte".

Na abordagem da palestra, foi apresentado que: pesquisas sobre prevenção apontam para o fato que o desfecho nefasto pode ser evitado, na maioria das vezes, caso haja o devido ACOLHIMENTO ao sofrimento, e acompanhamento da situação. "Todas as pessoas que você conhece, estão enfrentando batalhas que você não sabe nada a respeito. SEJA GENTIL. SEMPRE! Pois, quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, e nunca a vida", finaliza o Psiquiatra.

Para quem sofre de problemas e quer cometer suicídio, a pessoa deve procurar ajuda nos Serviços de Saúde, Emergência e Centro de Valorização da Vida. As fontes de apoio devem ser: família, amigos, entidades religiosas, profissionais da Saúde e CAPS. Juntos somos mais fortes!

Ao final do evento, os presentes participaram do sorteio de brindes e de recreações conduzidas pela recriadora Franciele Pereira que animou a festa. Estiveram presente os profissionais da saúde que trabalham no PSF 1, PSF 2, PSF 3, PSF 4, Centro de Saúde, Sala de Vacina, Agendamento, Farmácia, Consultório Dentário, Laboratório,  CAPS, Unidade Ambulatorial, Academia da Saúde e Setor Administrativo da Saúde.

Recebam todos vocês as homenagens da Prefeitura de Quatá e Secretaria de Saúde. PARABÉNS SAÚDE DE QUATÁ! Apoio: Câmara Municipal.

Fonte: Saúde