Política de acesso à Internet

Conteúdo de uso dos servidores municipais

1 Credencial de acesso

Politica de acesso e Termo de Uso

Para obter a credencial de acesso é necessário preencher o termo de uso e entregar ao Analista de TIC. Pode ser enviado por e-mail para rafael.ti@quata.sp.gov.br.

2 Como acessar pelo computador?

Tipicamente, ao abrir um navegador (Chrome, Mozilla Firefox, Edge, Safari etc) e tentar navegar em algum site será exibida a tela de login. Caso a tela não seja exibida e esteja sem acesso à internet, acesse o site da prefeitura e clique em Hotspot (Portal) no menu Servidor.

Alguns navegadores apresentam uma mensagem de advertência indicando que a conexão pode estar sendo monitorada ou que a página de conexão não é particular. Essa mensagem pode ser ignorada, o navegador não conhece o firewall interno da prefeitura. Para ignorar a mensagem e seguir à página de login faça o procedimento indicado abaixo:

3 Como acessar pelo celular?

Após autenticar-se a um Acess Point ("Wi-Fi") da prefeitura, a tela de login ao portal é tipicamente aberta automaticamente. Caso a tela não apareça, pode ser realizado o mesmo procedimento indicado no acesso pelo computador (2).

Antes de realizar a autenticação,  os aplicativos que requerem conexão com a Internet não funcionarão.

4 Por que devo me desconectar? Como desconectar sua credencial?

Para facilitar o trabalho e não solicitar a todo momento a credencial de usuário, adotamos um sistema que após a autenticação a credencial é reconhecida até que seja interrompida a internet do computador pelo período de 1 (uma) hora. Desta forma, caso deixe o computador ligado, qualquer pessoa poderá navegar utilizando a credencial que está autenticada.

Por fins de segurança, recomendamos a desconectar a credencial sempre que for se ausentar do computador. Uma segunda alternativa é realizar o bloqueio de usuário,  quando o acesso ao sistema operacional é protegido por senha.

Para desconectar, acesse o siste da prefeitura, clique  em Hotspot (Portal) no menu Servidor. Após, clique em logout na tela que é exibida.

5 Algum site funciona sem me autenticar? Softwares da prefeitura funcionam?

Sim. Todos os softwares presentes na rede interna da prefeitura funcionam sem autenticação. Além disso, alguns sites também podem ser acessados. Entre eles, próprio site da prefeitura, e-mail institucional, Suporte Técnico de Informática (plataforma de chamados), e-saj, TCE-SP e Fiorilli.