Perfuração de poço e instalação de reservatório vão garantir melhorias no abastecimento de água em Quatá

23/01/2013 00:00

Um novo poço tubular profundo será perfurado no bairro Jardim Tropical no início deste ano para viabilizar melhorias no abastecimento de água para toda a população de Quatá; além do poço, será construído reservatório de armazenamento de água, com capacidade para 500m³, uma casa de Bombas e tratamento de água. Junto a esses trabalhos, as redes distribuidoras de água, feitas em ferro fundido, localizadas no centro da cidade: Avenida Rui Barbosa, Rua General Marcondes Salgado, Rua Comendador José Giorgi e Rua Rodolfo Sebastião Giorgi e outros (18 quilômetros de rede) serão substituídas por tubulação de PVC.  Toda obra mencionada terá investimentos de R$ 1.886.648,19 oriundos da FUNASA - Fundação Nacional da Saúde e contrapartida da Prefeitura Municipal de Quatá de R$ 58.349,94.

A Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca esteve reunida na manhã do dia 23/01, com o Fiscal da Sabesp Julio Chizzolini Junior, que trouxe informações a respeito do início das obras, assim como o critério de fiscalização e vistoria da mesma. Participaram também da reunião Edi Carlos Rosseto, Dalton Mello, Milton Okamoto, Sergio H. Yamashita da Sabesp, Paulo César Lopes Feriani da Pontal Engenharia e a arquiteta da Prefeitura de Quatá Marli Borges. O prazo para finalização da obra é de 365 dias.

Pensando Consciente

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Água no Planeta:

Oceanos e mares - 97%

Geleiras inacessíveis - 2%

Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%

Você sabia que ao se utilizar 1 copo de água, são necessários pelo menos outros 2, de água potável, para lavá-lo?

Não tome banhos demorados. 15 minutos, com chuveiro elétrico equivalem a 140 litros de
água.

Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. Você economizará de 11 a 79
litros de água.

Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que
representa 1.380 litros por mês.

Um filete de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros de água por mês.

Utilize água com responsabilidade: você não vive sem ela!

A água é o principal constituinte das células humanas (cada célula é
constituída por 70 a 85 % de água), e está presente em todos os processos
fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no nosso corpo. A água permite a
regulação da temperatura corporal, é responsável pela eliminação de toxinas
(através da urina e do suor) e representa cerca de 95 % do plasma sanguíneo que
transporta oxigénio e nutrientes até às células.

Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde.

SABESP

Prefeitura Municipald e Quatá