Civap e GeoBrasilis realizam encontros intermunicipais de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Regional e Local

24/02/2014 00:00

Prefeita Lu representa Quatá e participa do Bloco III

Os Municípios de Borá, Iepê, João Ramalho, Quatá, Nantes, Taciba e Rancharia, representantes do Bloco III de trabalhos dos Encontros Intermunicipais do Plano de Desenvolvimento Regional e Local dos Municípios do Vale do Paranapanema, estiveram reunidos na manhã de 19/02, na Câmara Municipal de Rancharia para participarem do último encontro, o qual envolveu também 27 participantes, entre eles Prefeitos, Vereadores, Assessores, Secretários Municipais, Conselheiros titulares e suplentes responsáveis pelo acompanhamento do Plano, representantes do CIVAP e da Geo Brasilis. A prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca e o secretário de Turismo Gustavo Pilizari de Quatá marcaram presença no encontro.

O Plano tem por objetivo analisar projetos existentes ou em andamento, elaborar projetos estruturantes, oportunidades de negócios e recomendações, que estimulem a dinâmica das cadeias produtivas da região, novos investimentos, geração de emprego e renda.

Entre as principais metas estão a definição de ações com foco na geração de empregos e no desenvolvimento do agronegócio e do turismo; indicação para cada município integrante do Civap de ações de cunho estratégico voltadas para a realização de oportunidades de negócios; escolha de dez projetos estruturantes regionais, que possam colaborar na eliminação das barreiras ao desenvolvimento; e prover a região de diagnóstico econômico, que possa orientar ações futuras diante de cenários definidos.

O Plano de Desenvolvimento Regional e Local dos Municípios do Vale do Paranapanema é uma iniciativa inédita do Civap, viabilizado graças ao apoio do Governo do Estado de São Paulo, que disponibilizou recursos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

A elaboração do Plano está sendo realizada pela empresa GeoBrasilis, vencedora da licitação. Na elaboração estão envolvidos os municípios Consorciados, lideranças públicas, locais e regionais, com foco na implementação de ações de estímulo ao desenvolvimento econômico na região e ao crescimento do emprego e renda.

Encontros foram realizado em 3 blocos

Os encontros intermunicipais de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Regional e Local ocorreram em três etapas: o Bloco I foi realizado na manhã do dia 18/02, na sede do Civap e contou com a presença de 15 participantes, entre eles o presidente do Civap e prefeito de Assis Ricardo Pinheiro Santana, a diretora executiva do Consórcio Ida Franzoso de Souza, demais Prefeitos Consorciados, conselheiros titulares e suplentes responsáveis pelo acompanhamento do Plano, além de representantes de instituições como: CART, SEBRAE, UNESP, APTA, SicoobCredimota, representantes do CIVAP e da Geo Brasilis.

O segundo encontro - Bloco II, foi realizado na tarde do mesmo dia, também no Consórcio e por sua vez, contou com a presença de 20 pessoas, entre Prefeitos, Secretários Municipais, Conselheiros titulares e suplentes responsáveis pelo acompanhamento do Plano, representantes do CIVAP e da Geo Brasilis. E no dia 19, o terceiro Bloco foi realizado em Rancharia, conforme matéria.

A condução dos trabalhos durante os Encontros ficou a cargo de Ida Franzoso – Diretora Executiva do CIVAP, Luciana Batista – Articuladora Regional (CIVAP/Geo Brasilis) e José Roberto Santos – Diretor da Geo Brasilis. Estiveram representadas nos três Encontros, membros das Prefeituras de Assis, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Tarumã, Ibirarema, Palmital, Maracaí, Florínea, Cruzália, Campos Novos Paulista, Oscar Bressane, Rancharia, Quatá, Iepê, Taciba e João Ramalho.