"Síndrome Alcoólica Fetal" é tema de palestra oferecida pela Secretaria de Saúde às gestantes de Quatá

21/07/2014 00:00

20 gestantes de Quatá aprimoraram seus conhecimentos gestacionais participando de uma palestra oferecida pela Secretaria de Saúde, dia 17/07, no Auditório da Secretaria de Educação. A Palestra foi ministrada pela ginecologista e obstetra Dra. Natália Barros, da cidade de Rancharia, que abordou o tema: “Síndrome Alcoólica Fetal - SAF”.

A Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca iniciou enfatizando o dom e graça de ser Mãe; também destacou a importância e os cuidados que as futuras mamães devem ter durante a gestação.

Na sequência,  as gestantes assistiram atentamente as explicações da Dra. Natália sobre a SAF, termo usado para descrever o dano sofrido por alguns fetos quando a mãe ingere bebidas alcoólicas durante a gravidez.

A SAF foi identificada pela primeira vez por volta de 1970 e o risco ocorrente é de a criança nascer com má formação, retardo mental, má coordenação motora, além de vários malefícios. A palestrante encerrou com a seguinte mensagem: “Seu bebê não bebe se você não beber – álcool não, vida sim"!

Ao término os Agentes de Saúde distribuíram para as gestantes folhetos explicativos com todas as informações necessárias sobre o tema em questão. Para finalizar, a Secretária da Saúde Eliana Ap. Casaca Betine entregou às mamães mimos sorteados para os bebês.

A Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde informam que a Dra. Natália atende quatro vezes por mês na Unidade Ambulatorial de Quatá. As interessadas podem obter as informações sobre horários e agendamento na Unidade Ambulatorial.