?Aproximando Pessoas e Conhecendo o Cavalo: Do Lazer a Inclusão Social?

02/09/2014 00:00

Projeto visa reabilitar crianças da Rede Municipal de Ensino que tenham dificuldades no aprendizado e comportamento

A Secretaria de Educação de Quatá, em parceria com as Secretarias de Saúde, Esporte e Prefeitura Municipal, deu início dia 01/09, no Rancho Sem Limites,  ao Projeto: -“Aproximando Pessoas e Conhecendo o Cavalo: Do Lazer a Inclusão Social”.

O projeto, planejado e desenvolvido pela Coordenadora de Educação Especial Keley Fabiane Constantino Bernardes, pela Supervisora de Ensino Nilcéia Rodrigues Cardozo, com apoio da prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, tem por objetivo trabalhar o indivíduo como um todo, isto é, na forma biopsicossocial, sendo o cavalo um instrumento reabilitador de crianças com problemas no comportamento e/ou aprendizagem ou deficiência física, visual, auditiva e intelectual de forma integral. Portanto, a utilização deste animal é fundamental, pois trata-se de um agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais, tendo como benefício, promover a inclusão social.

O público alvo deste projeto são crianças da Rede Municipal de Ensino, que apresente problemas no comportamento e/ou aprendizagem, ou por apresentarem deficiência física, visual, auditiva e intelectual.

As aulas serão realizadas uma vez na semana, no Rancho Sem Limites, com duração de 35 minutos, para cada aluno. O período será de Agosto a Dezembro de 2014, podendo ser ampliado para as demais escolas Municipais no ano de 2015.

"O projeto ultrapassa os limites filosóficos para, então, suplementar uma desenvoltura interdisciplinar", explica a secretária da Educação Alexandra Paula Martins, que compareceu na inauguração do Projeto, ao lado do prefeito interino José Fernandes de Albuquerque - "Zequinha", o secretário de Gabinete Paulo Jorge Estevan, a diretora da EMEIEF Luiz Gagliardi senhora Cecília Gomes Luiz, a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação Andreia Renata Caetano Ferreira Pires e o professor responsável pelas aulas, Celso Januário.

"Em âmbito educacional, “o uso do cavalo” admite diferentes gradações e metodologias, abrangendo desde o mais simples contato com o cavalo, como esporte e entretenimento, até o trabalho de déficits nas habilidades sociais das crianças com dificuldades escolares e em situação de risco", finaliza a Secretária Alexandra.