Finanças Públicas de Quatá: exemplo a ser seguido

04/01/2016 00:00

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Quatá – Administração Luciana Guimarães Alves Casaca encerra o exercício com as finanças públicas absolutamente em dia, prova do comprometimento com a população e respeito ao Erário.

Apesar de 2015 ter sido um ano bastante complicado para os municípios brasileiros, especialmente em razão da constante diminuição de repasses do Governo Federal – via FPM, bem como da também flagrante redução dos investimentos por parte da esfera estadual, a Gestão Luciana, através de um excelente trabalho do setor competente, coordenado pelo secretário Renato Zanichelli e equipe, aliado a austeridade no trato do dinheiro público conseguiu manter o necessário equilíbrio. Como consequência, encerrou o Exercício do ano passado com todos os pagamentos a fornecedores quitados, com todos os vencimentos dos servidores, inclusive segunda parcela do 13º salário pagos; com várias obras concretizadas e outras em andamento, e uma sobra em caixa, além de recursos de convênios e contrapartidas devidamente depositados em contas específicas.

Em todo o oeste paulista, pelo menos 40% das Prefeituras encerraram 2015 com grandes dificuldades, várias não pagando fornecedores, nem salários e nem o 13º de seus servidores. Responsabilidade, pés no chão, transparência e planejamento. Estes são os segredos do equilíbrio nas contas públicas mantido há três anos pela Administração da prefeita Luciana, e os números falam por sí. Aliás, toda essa realidade pode ser constatada por qualquer morador, bastando o interessado acessar o Portal da Transparência. A Prefeitura de Quatá foi a primeira da região a implantar o Portal, atendendo o que determina a Legislação.