Asquare: um trabalho sustentável que deu certo

06/07/2012 00:00

Em 2007, a Administração Municipal de Quatá, preocupada em garantir condições aos catadores de materiais recicláveis da cidade, decidiu iniciar um sonho: a formação de uma associação de coleta de recicláveis. A ideia saiu do papel e tornou-se realidade em 2009, junto a parceria da Unesp (Universidade de São Paulo) de Assis, que ofereceu o suporte para a implantação.

A Asquare – Associação Quataense dos Catadores de Materiais Recicláveis existe no município desde então e, já conta com sede própria, localizado no Anel Viário de Quatá. Diariamente, 12 catadores (com seus tradicionais uniformes verdes, luvas, óculos, botinas e acessórios para sua devida proteção), percorrem os bairros de Quatá com seus carrinhos em busca de materiais recicláveis. A Usina Zilor apoia esta ideia que já dá bons resultados.

A Associação, que tem todo apoio da Secretaria de Promoção Social, CRAS e Prefeitura, possibilitou a esses pais de família uma vida digna, com segurança, retirando-os de espaços a céu aberto junto a toneladas de lixos sem as mínimas condições. Mensalmente, são coletadas 22 toneladas de materiais recicláveis na cidade, oferecendo uma média de R$ 900,00 de salário para cada um dos 12 integrantes da Associação. “Nós agradecemos muito a Administração Municipal que não mediu esforços para implantar esta Associação para o nosso bem. Já há quase três anos, a Prefeitura garante o pagamento do barracão-sede da Asquare, como também água e luz, além de todo o apoio de sempre”, lembrou a presidente do grupo Angelina Ramos da Silva.

A Asquare vende todo o material da coleta para algumas empresas da região. Atualmente, paga-se R$ 0,23 pelo quilo do papelão; R$ 0,90 pelo quilo do plástico branco; R$ 1,35 pelo quilo do pet e R$ 2,55 pelo quilo da latinha. O apoio dos moradores, do Comércio em geral é fundamental ao sucesso do grupo que vem fazendo um trabalho sustentável em nossa cidade.