Agricultura e Meio Ambiente continuam sendo umas das prioridades do Governo Lu

03/05/2013 00:00

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente Municipal, por meio do Secretário Eliezer Alves, e os técnicos Engenheiro Agrônomo, Médico Veterinário, Zootecnista e Auxiliar Técnico, estão empenhados e envolvidos no trabalho da extensão rural do município de Quatá. Desde o início do ano, durante a nova administração, já foram atendidos mais de 80 (oitenta) produtores rurais, com aproximadamente 600 horas de serviços utilizados pelas máquinas e tratores agrícolas, em média mensal de atendimentos de mais de 60 pequenos, médios e grandes produtores rurais com a assistência técnica.

Prova disso, são os resultados das altas produções agrícola da cidade, que, pelo terceiro ano consecutivo se destaca pela qualidade e produtividade da soja. Com uma das melhores produções da região, os produtores João Paulo Liduenha Garcia e Antônio Garcia Filho bateram o recorde, produzindo mais de 60 sacas de soja por hectare. Parte da produção será vendida para a Cooperativa Bela Agrícola.

É importante salientar a diversificação da agricultura no município, como a Cultura da Mandioca Industrial, Café, Seringueira e produtos Hortifrutigranjeiro. Na pecuária, a produção de Leite e Carne tem representatividade em nossa região com uma cadeia produtiva forte e sólida. O fortalecimento da Associação de Produtores Rurais de Quatá e Sindicato Rural, são objetivos de apoio do Governo Lú e Zequinha.

A Prefeitura de Quatá está investido também nas estradas rurais, realizando a manutenção das mesmas. Segundo informações do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Eliezer Alves, "foram corrigidos mais de 70km com a Patrol e 300hs de trabalho com pá carregadeira, o que contribuiu para o escoamento da produção e o transporte escolar", explica o secretário. Ainda nas estradas rurais, três pontes foram reformadas: Água Milagrosa, Ponte do S e Ponte do Campinho. Nos Bairros Água do Fogo, Água da Bomba, Campinho e Água Bonita foram feitos reparos na maioria dos mata burros, 12 no total passaram por manutenção, e outros  foram construídos.

Na área do Meio Ambiente, a secretaria conta com a produção de mudas para arborização urbana, e está agendando para os alunos do ensino fundamental e técnico, palestras voltadas para conscientização do Meio Ambiente, e também incentivo a produtividade, em especial o leite.

Preocupada com a Pecuária Leiteira,  produção e manejo do produto, a Secretaria de Agricultura, com o apoio da Prefeitura Municipal, e  em parceria com ETEC – Dr. Luiz Cesar Couto e Associação dos Produtores Rurais de Quatá, realizarão o Dia de Campo, dia 07 de maio de 2013, às 13h30m, no Colégio Agrícola, cuja temática será "MANEJO E HIGIENE NO LEITE".

O evento contará com a participação da Diretora da Escola Técnica Dr. Luiz Cesar Couto de Quatá, Profª Seiko Tohoma Pretelli, a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca e o Diretor do EDR - Assis Engº Agrº Cristiano Gueller. O Médico Veterinário Laucir G. de Genova abordará o Tema “ Viabilidade da Pecuária Leiteira na Pequena Propriedade”. Durante o evento, os participantes visitarão as estações, e receberão orientações sobre os cuidados com a vaca prenha, cuidados com recém–nascido, alimentação e manejo da vaca em lactação, ordenha e pasteurização do leite.

O cuidado com a saúde da população, higiene e limpeza do município, também são preocupações do governo atual. Prova disso, a Prefeitura Municipal realiza até o dia 25 de maio o Mutirão de Limpeza, que conta com o apoio e participação das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Infra-instrutora, Urbanização e Serviços, Esporte, Promoção Social e Educação. O Mutirão conta também, com a colaboração dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC Dr. Luiz César Couto - Colégio Agrícola de Quatá.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente continua trabalhando sempre ao lado do produtor rural, atendendo-o com assistência técnica competente e de confiança. A Secretaria está localizada na Rua Armando Pelline esquina com a Rua Duque de Caxias, Nº273, Fone: (18) 3366-1838.