Nota de esclarecimento sobre a poda das árvores na Praça do Cemitério

20/05/2015 00:00

A Prefeitura Municipal de Quatá, por meio da Secretaria  de Agricultura e Meio Ambiente, informa aos munícipes que está realizando uma poda acentuada e direcionada em algumas árvores na Praça do Cemitério, devido o alto índice de possíveis quedas de galhos e por causa de problemas de raízes perfurando a rede de esgoto. Com a poda, a árvore vai sendo conduzida de modo natural, em que ela não venha interferir nos danos ambientais.

Tal poda já é habitual em algumas situações no município para melhorar ainda mais a qualidade das árvores, sombras e até mesmo a qualidade de vida dos próprios moradores. Em fevereiro, a mesma poda foi realizada nas árvores da Praça da Asa Branca, e hoje os munícipes podem conferir o resultado positivo. A poda é permitida, e as árvores voltarão a florescer como de costume, e com mais vigor. É saudável para a espécie ser aparada, todo processo é acompanhado por um técnico.

A formação das cúpulas fechadas pode favorecer a diminuição de vida das plantas, logo o corte oferece nova respiração para a árvore, assim como a grama e flores necessitam de sol para sobreviver. Quando as plantas começam a diminuir a sua atividade fisiológica, ou seja, com a chegada do frio, é sabido que está chegando a hora correta de fazer o uso da tesoura de poda.

Não houve nenhum crime ambiental, pelo contrário, todo o processo foi realizado para a melhoria do meio ambiente e oferecer mais qualidade de vida aos quataenses.