Projeto de reaproveitamento de água do ar condicionado gera economia de 24 litros de água

09/06/2015 00:00

O Coordenador do Curso de Meio Ambiente Luiz Adilson Guimarães desenvolveu, com os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC Dr. Luiz César Couto de Quatá, um projeto para reaproveitar a água descartada pelo ar condicionado.

"Instalamos uma mangueira central e outras mangueiras interligadas nos ares-condicionados do colégio, e toda a água produzida é despejada ou desaguada em uma caixa de água de 350 litros que fica na extremidade do prédio das salas de aulas, explica Luiz Adilson.

São 6 ares-condicionados interligados, sendo cada ar condicionado de 12.000 BTUS, e produzem entorno de 4 litros de água em 12 horas de funcionamento.  Ao final das 12 horas, serão armazenados um total de 24 litros de água.  "A água produzida e armazenada é utilizada na limpeza do prédio da Unida Escolar", finaliza Luiz Adilson.

O Projeto de reaproveitamento de água do ar condicionado conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Quatá e SABESP.