Ações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

25/05/2021 12:13

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente traz informações de serviços prestados à população de Quatá seja na área urbado assim como na zona rural.

COLETA SELETIVA

Buscando a melhoria da qualidade de vida dos catadores de material reciclável da cidade, fortalecendo apoio para coleta seletiva que é feita de porta em porta pelos associados, foram vendidos pelos coletores 160 toneladas de reciclagem nos 04 primeiros meses, fortalecendo os familiares de nossos catadores e preservando o meio ambiente.

A Secretaria de Promoção Social e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciaram grande capacitação e qualificação junto dos integrantes da ASQUARE. Serão 12 encontros para fortalecer questões respectivas a: Empreendedorismo, Autogestão e Autonomia, Cuidar de si e Cuidar do Outro e, Cidadania.

As qualificações ocorrerão presencialmente, com todo cuidado e distanciamento (vale lembrar que o grupo da ASQUARE é pequeno, o que garante a presença de todos).
Toda a qualificação é feita por professores, mestres e doutores que garantem toda a qualidade do processo.

LIXO ELETRÔNICO
Todos os anos é realizada a Campanha para coleta de Lixo eletrônico. Em 2021 foram arrecadados mais de 500 quilos de lixo eletrônico; material doado para a Asquare que destinou o descarte da forma correta. Foram arrecadados televisores, fios, cabos, placas, celulares, telefones, carregadores, eletrodomésticos, equipamentos de informática, entre outros objetos eletrônicos. Os interessados em doar Lixo Eletrônico podem entrar em contato no telefone (18) 3366 1070 para agendar a coleta na sua casa.

COLETA DE ÓLEO
Para contribuir com o Meio Ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Secretaria de Agricultura tem recolhido óleo usado para dar a destinação correta.
A cada 04 litros de óleo de cozinha usado, a Secretaria de Agricultura troca por uma embalagem de 900 ml de óleo novo. Os óleos usados serão encaminhados para a Empresa Ena, a qual fez parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A cada 200 litros de óleo arrecadado, a Empresa Ena retorna 10 quilos de ração, que serão doados em prol aos protetores dos animais. Desde o início da campanha, até o mês de maio, foram arrecadados em Quatá 1.251 litros de óleo usado.

PNEUS USADOS
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, recebe pneus em desuso. Somente em 2021 foram coletadas 120 mil toneladas de pneus, sendo 64 mil toneladas arrecadadas apenas por um munícipe.
Os pneus arrecadados são encaminhados para a empresa Recicla de Assis, a qual tem parceria com a Prefeitura de Quatá, que dá o destino adequado para os mesmos.
Os interessados em descartar pneus usados podem levar no Almoxarifado Municipal, na saída da cidade.
A Secretaria informa ainda que também recebe doação de lâmpadas usadas.

SERVIÇOS MÉDICO VETERINÁRIO
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente presta serviço veterinário para os munícipes. Em 2021, até o momento, foram realizados 62 atendimentos em clínica e manejo ao produtor rural.
Foram emitidas 100 guias de transporte para animais e extratos ao produtor rural.
Para os pequenos animais, foram realizados 39 atendimentos clínicos e 23 fornecimentos/aplicações de vacinas anti-cio.
Foram feitas 151 castrações gratuitas de cães e gatos para controle da população animal no município, sendo 44 castrações para os Protetores dos Animais.
No total, a Secretaria realizou 375 serviços na área veterinária.

MAQUINÁRIOS
Os moradores da zona rural têm contado com o trabalho das máquinas para manutenção das estradas rurais.
Foram feitos 280 quilômetros de manutenção nas estradas rurais nos primeiros 04 meses, sendo 140h com a Patrol; 96h com a Retroescavadeira; 233h com o Trator e, 245h com a Pá carregadeira, totalizando 715h de utilização das máquinas.

MATA BURRO
A Secretaria providenciou o conserto de 04 mata burros.

MUDAS
Pensando na qualidade de vida dos moradores, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente doou para a população 150 mudas.