Funcionários da Prefeitura de Quatá participam de treinamento para veículos pesados

17/06/2021 14:35

Pensando na segurança e capacitação dos funcionários que trabalham com veículos de grande porte, a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou Treinamento de Segurança na Operação de Veículos Autopropelidos - Guindauto (Munk), conforme a NR11 - Norma Regulamentadora N° 11 do Ministério do Trabalho e Emprego.

10 funcionários da Prefeitura de Quatá participaram do treinamento que ocorreu nos dias 14 e 15/06, teve como instrutor o Técnico em Segurança do Trabalho Gerson Aparecido Augustinho (MVT Treinamentos), e com carga horária de 16h, sendo 8h com aula teórica e 8h com aula prática.

"É necessário que se perceba que as máquinas de transporte e movimentação de cargas, por si só, já consistem numa condição insegura se não operadas convenientemente e desta forma é extremamente importante que os operadores, técnicos, gerentes e proprietários tenham um objetivo comum de realização de uma operação eficiente, segura, rápida e com o menor índice de manutenção possível, fato que significará baixo custo operacional", explica Gerson.

A capacitação para Operadores de Veículos autopropelidos está embasada pela Norma Regulamentadora N° 11 do Ministério do Trabalho e Emprego, aprovada pela portaria 3.214, de 8 de junho de 1978. "TRANSPORTE, à MOVIMENTAÇÃO, à ARMAZENAGEM e ao MANUSEIO de MATERIAIS".

Esta NR foi redigida devido ao grande número de acidentes causados pelos equipamentos de içamentos e transporte de materiais. A NR 11 tem sua existência jurídica assegurada, em nível da legislação ordinária, nos artigos 157, 182 e 183 da CLT.

"Com o aumento das dimensões dos equipamentos, apareceu a necessidade de manusear peças e/ou cargas de grande porte com rapidez e segurança e para tal é necessário um treinamento específico em cada tipo de equipamento, para que se possa aproveitar o máximo do equipamento, com o menor tempo e custo das intervenções de manutenção, por isso a Prefeitura de Quatá ofereceu para seus funcionários esse treinamento", finaliza Gerson.

Fonte: Agricultura