Colabore com o Meio Ambiente. Separe o lixo reciclável.

29/10/2021 10:58

Fazer a separação de lixo corretamente é essencial para o transporte e disposição adequada dos resíduos. A Prefeitura de Quatá e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alertam a população para que separem o lixo orgânico do reciclável e não depositem os reciclados de qualquer maneira para serem coletados pela Asquare. Separem o lixo "sujo" do lixo reciclável.

Saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequados do lixo.
Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente.

Para separar os resíduos de maneira adequada é preciso ficar atento aos tipos de materiais que serão descartados. Os resíduos e rejeitos são divididos em orgânicos, recicláveis não perigosos, não recicláveis não perigosos e perigosos. Os orgânicos podem ser reciclados em casa embalados em sacolas biodegradáveis. Os recicláveis devem ser higienizados, embalados em materiais também recicláveis e destinados para a reciclagem.

O lixo orgânico é todo resto de alimento, como cascas de legumes, frutas, raízes, vegetais e folhas, entre outros tipos de resíduos de origem biológica.

Lixo eletrônico, como computadores, mouses etc. podem contaminar o solo com componentes pesados e, por isso, nunca devem ser jogados fora junto com os lixos tradicionais.
Pilhas e baterias, como as de celular, devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

RECICLÁVEIS
Plásticos
Praticamente todo plástico que jogamos fora pode ser reciclado. Resíduos plásticos são uma das principais preocupações dos ambientalistas, pois representam quase 90% dos materiais despejados. Boa parte dos plásticos não descartados corretamente acabam nos oceanos.

Papéis
Qualquer papel pode ser reciclado, contanto que não apresente resíduos de matérias orgânicas, como guardanapos, lenços de papel, papel-higiênico, caixas de pizza engorduradas, papel-carbono, fitas adesivas, cigarro e fitas adesivas.

Vidros
Assim como o plástico, a maior parte dos vidros que jogamos fora são recicláveis. As exceções são lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
A vantagem do vidro é que o material é 100% reciclável, ou seja, se você jogar 5 kg de vidro fora, os 5 kg serão reaproveitados.

Metais
Uma porcentagem considerável dos metais que jogamos no lixo são recicláveis, como latas, tampas, pregos etc. As exceções são clipes, grampos, canos e esponjas de aço, equipamentos elétricos.

Isopor
Apesar de ser reciclável, o processo de retransformação do isopor não é viável e por isso esse material não costuma ser reciclado. Além de tentar diminuir o consumo de materiais de isopor, jogue-os fora junto aos plásticos.

Óleos de cozinha
Óleos de cozinha podem ser reciclados, mas o despejo desse material não pode ser feito junto a coleta seletiva realizada pelas prefeituras nos bairros. O ideal é guardar o óleo utilizado em vidros ou potes e levá-los na Secretaria de Agricultura de Quatá.

Matéria orgânica
Lixos orgânicos não podem ser reciclados. Todo lixo de origem animal ou vegetal, como cascas, sementes, restos de alimentos e madeira deve ser jogado fora sem passar pela coleta seletiva. Estes também são os dejetos que menos agridem o meio ambiente e se decompõem mais rapidamente.

FIQUE ATENTO E PRESEVE O MEIO AMBIENTE!

Fonte: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente