Prefeitura de Quatá, em parceria com o Sindicato Rural de Quatá e SENAR promove outros três treinamentos

16/12/2021 15:22

Pensando na segurança dos funcionários e nos munícipes, a Prefeitura de Quatá, em parceria com o Sindicato Rural de Quatá e SENAR promoveu em novembro e dezembro mais três treinamentos: NR12 - Operação e Manutenção de Motosserra; NR11 - Segurança no Transporte, Movimentação, Armazenamento e Manuseio de Materiais e Caminhão Guindauto - Munck. Os treinamentos ocorreram nos dias 24 a 26/11, 06 e 07/12 e 08 e 10/12, no Auditório da secretaria de Educação, Almoxarifado e Pátio da Fepasa.

A NR12 e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e  medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de  todos os tipos, e  ainda  à  sua  fabricação,  importação,  comercialização,  exposição e  cessão  a  qualquer  título,  em  todas  as  atividades econômicas,  sem  prejuízo  da  observância  do  disposto  nas demais Normas  Regulamentadoras.

A NR-11 foi concebida de forma a reconhecer as boas práticas adotadas no mercado, porém colocando-as como regulamentares e oficiais para todas as companhias sujeitas à legislação.

A NR-11 lista as obrigações devidas à cada tipo de atividade logística, as quais concernem ao transporte, movimentação e armazenamento de cargas diversas. A norma se aplica a transportadoras, galpões de armazenamento, canteiros de obras, almoxarifados, centros de distribuição, etc.

O treinamento para operadores de Caminhão Guindauto (munck), é desenvolvido em atividades teóricas e práticas operacionais, para que o trabalhador possa entender os cuidados, visando a condução segura e a segurança na movimentação de materiais, prevenindo acidentes de trabalho.

O conteúdo especialmente desenvolvido para esta atividade, atendendo os requisitos de normatização nacional. O operador de Guindauto aprende conceitos e técnicas para operação segura e os cuidados com o equipamento, oportunizando ao aluno um aprendizado sobre a importância do seu trabalho frente ao equipamento, visando o entendimento da segurança como um valor, um bem para a vida, sua, de seus colegas e inclusive de terceiros envolvidos nas atividades.

Realização: Sindicato Rural de Quatá, SENAR em parceria com Prefeitura de Quatá e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Apoio: Câmara de Quatá.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente