Ação de Educação Ambiental marca o Dia Mundial da Água em Quatá

23/03/2022 14:52

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu dia 22 de março, uma ação com cerca de 80 alunos do 4º e 5º ano das Escolas Municipais de Quatá.

Os alunos visitaram a Nascente Modelo localizada na Estância "AELL" no Córrego Aguinha, de propriedade de Adalberto Von Stein.  "É importantíssimo a conscientização das crianças para a preservação da natureza e APP's para garantirmos um futuro melhor", disse Adalberto.

A atividade contou com uma ação de educação ambiental, visando a proteção das nascentes, onde foi explicada a sua importância para a proteção e conservação da água, essa que é um recurso essencial à vida. "A visita das crianças foi muito importante para apresentarmos esse trabalho, sendo essa a melhor fase para se iniciar o processo de educação ambiental", comenta o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fernando César Terçariolli.

A diretora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Aline Silva, que acompanhou os alunos, ressalta que "a visita cumpre uma das tarefas das diretivas do Programa Município VerdeAzul, Programa instituído pelo Governo do Estado de São Paulo para promover ações de sustentabilidade nas cidades paulistas", explica Aline.

As crianças, que estavam monitoradas pelas Professoras e representantes da Secretaria de Agricultura, caminharam por uma pequena trilha, onde no percurso, puderam observar a vegetação presente e aprenderam o que são APP's - Área de Preservação Permanente e matas ciliares, assim como o papel das mesmas na proteção das nascentes.

"Me surpreendi com a visita educativa sobre o meio ambiente e principalmente sobre o que eu vi em relação a nascente da água", disse o aluno Kauan Cardoso Felix de 10 anos da escola EMEIEF Profª Osira de Arruda Mendes.

Atentos e curiosos, os alunos viram de perto a nascente e descobriram como ela surge dos lençóis freáticos para a superfície. A professora da EMEIEF Profª Osira de Arruda Mendes, Adriana, relata que: "os alunos gostaram muito e ficaram impressionados, pois foi um passeio muito interessante que proporcionou às crianças conhecer de perto um assunto que já estava sendo trabalhado dentro das salas de aula."

Com o apoio da Prefeitura Municipal, a área visitada passou pelo processo de recuperação ambiental a mais de 10 anos, e desde então, sua preservação tem evoluído cada vez mais com o tempo.

O Engenheiro Agrônomo Bruno Pellini destaca ainda que "a visita foi muito significativa, servindo de exemplo para que todas as crianças de Quatá levem essa mensagem de preservação para suas famílias, servindo de exemplo também para todos os proprietários rurais para que procurem recuperar suas APP's, auxiliando o município a melhorar cada vez mais".

"Para as crianças foi uma atividade essencial onde aprenderem a preservar a natureza e a importância das matas ciliares para a preservação das nascentes", disse a Profª Rosana Prevelatto da EMEIEF "Luiz Gagliardi":

A Estância que sedia a Nascente Modelo está aberta a população para visitação, sendo um ambiente relevante para a promoção da sensibilização e conscientização ambiental.

Além dos nomes citados acima, participou também da visita à nascente a Técnica de Meio Ambiente Aimê Freire, que juntamente com Aline, são interlocutoras do Programa Município VerdeAzul em Quatá e organizaram esse evento, que contou também com o apoio da Câmara Municipal.

"Agradeço aos envolvidos por tornarem essa visita um dia muito produtivo e agradável, onde aprendemos com as explicações de nossa equipe de técnica e engenheiros sobre o nosso dever de preservar as nascentes, onde o poder público pode dar esse apoio para mais produtores rurais abraçarem a causa ambiental, para que tenhamos um futuro melhor preservando as matas ciliares", finaliza Aline, dizendo que mais um evento será realizado em comemoração à Semana da Água, onde serão ministradas palestras nas escolas municipais sobre a importância da água.

Fonte: Agricultura e Meio Ambiente