Solidariedade, Conscientização e Saúde! Primeiro Ecopedal reúne ciclistas da região e promove ação a favor dos animais de rua

26/04/2022 09:48

Em comemoração ao Dia Mundial dos Animais de Rua, Dia Mundial da Saúde e Dia da Terra, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu a primeira edição do EcoPedal, que reuniu no dia 24 de abril três causas importantes em um único evento.

A atividade teve início às 07h, com saída do Ginásio de Esportes Guido Pecchio, passando pelo trevo da Zilor, até a Fenda, onde os ciclistas puderam desfrutar da paisagem natural desse ponto turístico de Quatá. Dessa forma, o evento estimulou ainda mais a prática do ciclismo e promoveu o turismo ecológico local, conscientizando os participantes sobre os cuidados com a saúde, meio ambiente e solidariedade aos animais.

A diretora de Agricultura e Meio Ambiente e a Técnica de Meio Ambiente, Aline Silva e Aimê Freire, explicaram que os objetivos principais do EcoPedal foram: promover a mobilidade urbana sustentável com o uso de bicicletas e o amparo aos animais abandonados que necessitam de recursos para sua sobrevivência. "Desse modo, os protetores podem continuar auxiliando esses animais, por meio dessa visibilidade à causa animal", comenta Aline.

O Ecopedal contou com a participação de ciclistas de Quatá e 10 cidades da região, sendo: Paraguaçu Paulista, Bastos, Rancharia, Assis, Tupã, Herculândia, João Ramalho, Maracaí, Presidente Epitácio e Iacri.

"Não foi um percurso fácil, o que é bom para o ciclista poder se superar cada vez mais. Além disso, muitas pessoas da região se interessaram em conhecer a Fenda, um local muito bonito, o que mostra a necessidade de respeitarmos sempre a natureza. Por isso, a organização do evento foi muito eficiente em seu objetivo", comenta a ciclista, Carlota Vomero Gil, de Quatá.

Para fazer a inscrição, cada participante doou 3kg de ração, que serão repassadas à Proteção Animal. No total, foram arrecadadas mais de 270kg de ração para cães e gatos. A Secretaria de Agricultura continua recebendo as doações.

"Ações como o EcoPedal são importantes por envolverem a população em uma única atividade, promovendo ao mesmo tempo, a sustentabilidade, qualidade de vida e para a causa animal, na esperança de dias melhores", explica Simone, protetora dos animais.

Ao final do percurso, foram sorteados vários brindes doados pelos patrocinadores, e uma bicicleta aro "26". A ganhadora da bicicleta foi Marisa Greggio, de Paraguaçu Paulista, que também ficou muito satisfeita com o evento, e elogiou a paisagem do local.

"O evento foi muito bem organizado, com um trajeto que conseguiu atender a todos os níveis físicos, desde os ciclistas iniciantes até os mais experientes, sendo o percurso bem assessorado com o apoio da Polícia Militar e pontos de hidratação necessários, chegando até o fim do trajeto onde se deparou com um lugar belo e agradável", ressalta Leandro da Bike, que foi um dos patrocinadores do passeio ciclístico.

A ciclista Silmara Loyola, de Tupã, adorou participar e ressalta: "Vários brindes foram sorteados e o percurso foi satisfatório para todos os níveis, desde quem estava começando até os mais experientes, e o local é lindo. Vale muito a pena conhecer! Estou ansiosa pelo próximo".

O EcoPedal cumpre uma das diretivas do Programa Município VerdeAzul, a de Qualidade do Ar, sendo mais uma das ações que mostram que o município vem cada vez mais buscando ser ambientalmente reconhecido.

O ciclista, Paulo Antônio Lacerda, de Tupã, salienta que: "o ciclismo em meio a natureza mostra a importância de adotarmos os meios de transporte não motorizados no dia a dia, para que assim possamos ajudar a preservar a qualidade do ar e ainda melhorar a nossa saúde".

"O EcoPedal nos surpreendeu", finaliza Carlota.

A iniciativa do Ecopedal foi da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que recebeu total apoio da Prefeitura e Câmara de Quatá. Parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Saúde e Polícia Militar.
Agradecimento aos patrocinadores:
Patrocinadores: