MEIO AMBIENTE: Teatro traz conscientização e aprendizagem

03/06/2022 16:31

Para comemorar o mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente preparou algumas ações. Dentre as atividades programadas, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação, levou até as Escolas Municipais um grupo de atores que apresentaram a peça teatral "Rapunzel cuidando do Meio Ambiente". A peça foi apresentada nos dias 01 e 02/06, para alunos que estudam nos dois períodos das EMEIEFs Profª Osira de Arruda Mendes, Luiz Gagliardi e Profª Angela Maria Pellini Garcia "Gi".

A história adaptada, conta que Rapunzel vive aprisionada no alto da torre de um castelo por uma bruxa velha, má e cruel, que não se importa e não cuida do Meio Ambiente.

A bruxa joga lixo pela janela da torre, e obriga Rapunzel a jogar também, mesmo contra a sua vontade. Esse lixo cai na floresta, prejudicando a fauna e a flora.

Um certo dia, enquanto o Príncipe encantando passeava pela região com seu cavalo Pirilampo, ele presenciou a bruxa jogando todo o lixo. Mas, naquele momento, ele avistou Rapunzel no alto da torre e imediatamente se encantou por ela.

Preocupado com a linda Rapunzel, o Príncipe elaborou um plano para salvá-la e ao mesmo tempo dar uma lição na bruxa, para que a velha má pudesse aprender sobre a extrema importância e os cuidados que as pessoas e o mundo precisam ter com o Meio Ambiente.

A história explicou em detalhes como deve ser o descarte do lixo seco e do lixo úmido; sobre os dias de coleta seletiva das cidades onde a peça é apresentada e outras informações sobre reciclagem.

Sendo assim, para finalizar a história, Rapunzel e o Príncipe viveram felizes para sempre em uma floresta limpa e bem cuidada, longe do lixo nocivo ao meio Ambiente.

Esse foi o objetivo da apresentação teatral, transmitir para os alunos a importância em cuidar do Meio Ambiente em que cada um vive. Proporcionar ao público, em especial infantil, uma encenação lúdica com referências da atualidade para que todos possam viver inovados e encantados num munda saudável, limpo e preservado.

Realização: Prefeitura de Quatá e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Apoio: Secretaria de Educação e Câmara Municipal.

Fonte: Agricultura e Meio Ambiente