Implantação de Aceiros em propriedades rurais do Município de Quatá

26/07/2022 10:52

A Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com a Zilor, iniciou a  implantação de ACEIROS entorno de várias propriedades rurais do Município com riscos de incêndio.

ACEIROS são faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa livres de vegetação. Para isso, a vegetação deve ser completamente removida da superfície do solo para prevenir a passagem ou propagação do fogo.

Os aceiros evitam focos de incêndios, de forma que o fogo não se alastre em áreas de pastagens e reservas de vegetação dos entornos das propriedades rurais de Quatá, o que pode vir a trazer prejuízos ambientais e a qualidade do ar da cidade.

O trabalho de prevenção é fundamental para controlar os focos de incêndios, desse modo o desbaste em volta das áreas de interesse, inibe a propagação do fogo, já que a mata se torna uma grande fonte de combustão, auxiliando assim no combate imediato de incêndios.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fernando César Terçarioli agradece o empenho dos profissionais da Zilor e municipais envolvidos com a abertura dos aceiros e reforça: "vamos continuar com a nossa campanha contra as queimadas no Município e contamos com o apoio da população", alerta Fernando.

A realização dos aceiros em várias propriedades de Quatá, é uma iniciativa de prevenção durante o período de estiagem, protegendo essas áreas de incêndios e preservando o meio ambiente e a qualidade do ar.

Essa é mais uma das ações associadas ao Programa Município VerdeAzul, sendo uma tarefa de Pro-atividade da diretiva Qualidade do Ar. Apoio: Câmara de Quatá.

Fonte: Agricultura e Meio Ambiente