Pedal na Roça

06/07/2023 17:41

No mês de julho comemora-se o Dia Internacional da Agricultura Familiar (25), Dia do Agricultor (28) e Dia Estadual do Produtor Rural. Como forma de marcar essas datas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Quatá preparou algumas ações para marcar esses dias. E para dar início as atividades, a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou dia 02/07 o 1º Pedal na Roça.
O evento teve a saída do ginásio de Esportes "Guido Pecchio", e reuniu dezenas de ciclistas de Quatá e região, com a participação de 16 cidades: Martinópolis, João Ramalho, Rancharia, Presidente Prudente, Adamantina, Salto Grande, Paraguaçu Paulista, Maracaí, Assis, Oscar Bressani, Marília, Pompéia, Tupã, Ibirarema, Ribeirão do Sul e Quatá.
Foram percorridos 17km em trechos de estradas recuperadas por meio do Programa Melhor Caminho, o que proporcionou aos pedaleiros conhecer uma rota rural. Para se inscrever, os ciclistas doaram alimentos, e no total foram arrecadados mais de 200 kg que serão destinados ao Leais.
Ação uniu esporte, causa social, causa ambiental e agro sustentável. "A prática do pedal impulsiona a sensibilização ambiental com interação ao meio ambiente e ajuda a divulgar lugares, paisagens naturais, trajetos, e conhecer pessoas", comentou a diretora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Aline da Silva.
O Pedal na Roça realizou ainda o concurso de melhor foto do trajeto e premiou o mais jovem participante: Mateus do Vale Nord, de Presidente Prudente e o participante mais velho: Pedro Moreira, de Assis. Todos os ciclistas receberam medalhas de participação. O evento foi encerrado com um grandioso café da manhã servido no ponto final, o qual foi na Fazenda Santa Lúcia, situada no Bairro das Polainas.
Realização: Prefeitura de Quatá, Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Esportes, Cultura, ADM, Saúde e Planejamento
Apoio: pedaleiros, Polícia Militar, Comércio, Sindicato Rural, Asquare, Carlota Vômero, Guilherme Henrique e Câmara Municipal.

Fonte: Agricultura e Meio Ambiente