Inauguração de Ecopontos em Quatá

03/10/2023 09:39

Durante a manhã do dia 02 de outubro de 2023, foram inaugurados 03 ECOPONTOS em Quatá, nos bairros: Tropical, Morada do Sol e Centro (FEPASA), o projeto consta que serão um total de 06 pontos a serem inaugurados pela cidade. E estarão disponíveis a partir do dia 04 de outubro para o uso da população.

O projeto Ecopontos é uma parceria da Prefeitura de Quatá com a empresa Revita e a cooperativa ASQUARE.

O que são?

Os Ecopontos são pontos de entrega voluntária de pequenos volumes, para atender à necessidade da população, estimulando a responsabilidade dos cidadãos com a correta destinação da coleta seletiva. O objetivo é garantir à população um local para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis.

O que são resíduos recicláveis?

Os resíduos recicláveis são compostos, principalmente, por metais (aço e alumínio), papéis, papelões, embalagens tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.

Horário de funcionamento e serviços

Os Ecopontos de Quatá funcionarão 24 horas e recebem os seguintes tipos de resíduos:

- Eletrônicos: monitores, impressoras, mouses, teclados, periféricos, outros;

- Recicláveis: plástico, papel, metais, vidros;

- Volumosos: móveis, sofás, colchões, outros (até 2 volumes por pessoa).

É importante ressaltar que existem resíduos que não podem ser entregues no Ecopontos que são: lixo doméstico, animais mortos, resíduos hospitalares.

O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos bem fechados e colocados na porta do domicílio apenas nos dias e horários de coleta, para serem recolhidos pelos caminhões da coleta.

Realização: Prefeitura Municipal de Quatá, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Apoio: Revita, ASQUARE e Câmara Municipal.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente