Dezembro Verde PET: ações em prol do Bem Estar Animal e Meio Ambiente

13/12/2023 09:03

Dezembro Verde PET

A Prefeitura de Quatá realizou, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente o "Dezembro Verde Pet". O evento ocorreu dia 09 de dezembro, na Praça da Fonte, e contou com a Feira de Adoção de Filhotes, Vacinação Antirrábica, Atendimento Veterinário, Inscrições para Castração e Conscientização contra o Abandono de Animais.

A novidade do evento foi o Concurso "O Vira-lata mais bonito de Quatá", que premiou todos os animais participantes com medalhas e os três primeiros colocados receberam premiação em dinheiro e um bolo especial para cachorro. O 1º lugar foi conquistado pela cachorra "Nami" - responsável Alessandra, que ganhou a premiação de R$400,00; o 2º lugar foi para a cachorra "Manuela" - responsável Jéssica que recebeu R$300,00; e o 3° lugar foi para o cachorro "Simba" - responsável Luiz Fernando, que recebeu R$250,00.

Além das ações a favor dos animais, o Município se uniu em prol de iniciativas sustentáveis por meio da campanha promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, referente ao Programa Município VerdeAzul, o qual tem como intuito promover a conscientização ambiental e estimular práticas ecologicamente corretas.

A campanha abordou três frentes fundamentais: doação de mudas, recolhimento de lixo eletrônico e troca de óleo comestível.

A doação de mudas foi um dos pontos altos da ação. Os Munícipes de diferentes idades receberem mudas, proporcionando um novo lar para essas pequenas promessas de vida. Com uma variedade de espécies, as pessoas tiveram a oportunidade não apenas de contribuir para a preservação do meio ambiente, mas também de fortalecer o verde em sua própria comunidade.

Simultaneamente, na campanha de recolhimento de lixo eletrônico, eletrodomésticos antigos, cabos, celulares sem uso e outros dispositivos eletrônicos foram entregues pelos moradores, promovendo o descarte adequado desses materiais, evitando assim a contaminação do solo e a poluição ambiental.

"O engajamento da comunidade foi evidente, revelando a importância que os cidadãos atribuem à preservação ambiental. A campanha da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente não apenas proporcionou um dia de ações positivas, mas também deixou um legado de conscientização que perdurará ao longo do tempo", disse a Coordenadora Aline da Silva.

Outra iniciativa notável foi a troca de óleo comestível. Os participantes trouxeram óleo de cozinha usado e, em troca, receberam óleo novo.

"Este evento representa um passo significativo em direção a uma cidade mais sustentável, onde cada pequena ação contribui para um impacto positivo coletivo. Que as mudas plantadas e os resíduos recolhidos sirvam como símbolos de um compromisso contínuo com o bem-estar do nosso meio ambiente", finalizou o Prefeito de Quatá Marcelo Pecchio.

Realização: Prefeitura Municipal de Quatá, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Apoio: Equipe de Zoonoses, Câmara de Vereadores.

Fonte: Agricultura e Meio Ambiente