Passeio em comemoração ao Dia da Água

03/04/2024 15:21
COMEMORAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DA ÁGUA
Para celebrar o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Quatá, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em colaboração com a Secretaria de Educação, organizou uma atividade no dia 22 de março para aproximadamente 80 alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Quatá.
Os estudantes visitaram a Nascente Modelo situada na Estância "AELL" no Córrego Aguinha, que pertence a Adalberto Von Stein. Durante a atividade, foi realizada uma ação de conscientização focada na conservação e recuperação das nascentes,e enfatizada a importância das nascentes para a proteção e preservação da água, um recurso vital para a vida.

A visita esteve alinhada com uma das diretrizes do Programa Município Agro, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, voltada para o fomento e implementação de políticas públicas no setor agropecuário das cidades paulistas.
Sob a supervisão de professoras e representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, as crianças percorreram uma trilha, onde puderam observar a vegetação local e aprender sobre as Áreas de Preservação Permanente (APP's) e matas ciliares, bem como o papel desses ecossistemas na proteção das nascentes. Os alunos, curiosos e atentos, tiveram a oportunidade de ver de perto como a nascente emerge dos lençóis freáticos para a superfície.

Com o apoio da Prefeitura de Quatá, a área visitada passou por um processo de recuperação ambiental há 12 anos e, desde então, sua conservação tem sido aprimorada continuamente.
A Estância que abriga a Nascente Modelo está aberta ao público para visitação e é um espaço significativo para promover a sensibilização e conscientização ambiental.
Passeio: realização da Prefeitura de Quatá, Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Educação. Agardecimentos ao Adalberto Von Stein pelo espaço cedido para o passeio. Apoio: Câmara de Vereadores.

Fonte: Imprensa