Atualização de sistema: TI realiza treinamento com equipe da Saúde

Por Assessoria de Imprensa

14/06/2021 12:29

As equipes de saúde de Quatá vinculadas ao modelo Estratégia Saúde de Família (ESF) receberam treinamento do especialista em Tecnologia da Informação voltada a Saúde, Rafael Vicente Mauad Armentano  para a utilização do sistema e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS). O sistema é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa informatizar e reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. O treinamento ocorreu em duas etapas, sendo realizadas no mês de junho.

Já há alguns anos, a produção das equipes de saúde da Atenção Primária de todo o Brasil são constantemente avaliadas por meio do e-SUS APS. A partir do segundo quadrimestre deste ano (2021), parte dos recursos federais captados pelos municípios passaram a ser ponderados com base na avaliação da produção das equipes nesse sistema.

Segundo o Analista de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação Rafael Silva Santos "o foco principal do treinamento foi a inserção de dados no sistema com base nos parâmetros avaliados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde tem por objetivo elevar a avaliação do município e, assim, garantir a captação de recursos", explica Rafael.

Neste primeiro momento, receberam treinamentos os seguintes profissionais: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agente de Combate a Endemias (ACE) e Analistas de TI. Outros profissionais que fazem a inserção ou a consulta de dados no e-SUS APS ainda receberão treinamento.
Além do treinamento, as equipes ainda passaram a contar com um suporte técnico remoto constante para tirar dúvidas sobre o sistema.

Fonte: TI