Retomada da qualificação e geração de renda

17/08/2021 11:12

A Prefeitura de Quatá está preparada para a retomada dos cursos presenciais após longo período de atividades adiadas e remotas, por conta da pandemia do novo coronavírus. O retorno teve início essa semana, respeitando os cuidados, e orientando os participantes para a necessidade do uso máscara e álcool em gel.

No dia 16 de agosto, a ETEC Dr. Luiz Cesar Couto, em parceria com a Prefeitura Municipal, deu início aos Cursos de Cuidador de Idosos e Atendimento e Recepção, respeitando o distanciamento social. As aulas estão ocorrendo de segunda a sexta, das 18h às 22h no Auditório da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Promoção Social retomou também no dia 16 de agosto as aulas de Corte e Costura com as alunas que estavam cursando em 2020. As aulas para a nova turma deverão ser iniciadas dia 23 de agosto. As alunas são orientadas pelas costureiras Dona Dulce e Beth, e as aulas ocorrem na sala de costura da Assistência.

O prefeito Marcelo Pecchio visitou as primeiras aulas e lembrou da importância dos cursos para a população: "estamos voltando com os projetos de qualificação profissional. Sempre oferecemos cursos para nosso povo, mas agora, com a retomada da economia após esses momentos difíceis de pandemia, a volta dos cursos presenciais será de extrema importância para auxiliar as famílias com novas oportunidades de aprendizado que possam gerar renda", enfatiza Marcelo.

A culinária também teve seu retorno. Ainda na tarde de 16 de agosto, as alunas que participam do Curso de Massas e Molhos artesanais, puderam aprender deliciosas receitas com o instrutor Edinho que logo na primeira aula trouxe receitas de macarrão caseiro. E no dia 17 começaram as aulas de Bolos - Receitas do Bem, que serão ensinados pela Michele Talon, que trouxe receitas deliciosas de bolos com baixa caloria, sem açúcar e produtos saudáveis.

As atividades esportivas que estavam suspensas, estão sendo retomadas de forma gradativa, e em quadras externas, seguindo os protocolos de segurança. Para que as crianças, adolescentes e jovens menores voltem a participar das atividades esportivas, os pais ou responsáveis devem preencher uma autorização para que os alunos possam participar das aulas, assim como os adultos devem estar cientes dos cuidados com a retomada.