Retomada de cursos presenciais

26/08/2021 15:00

Após longo período de aulas presenciais suspensas devido a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Quatá iniciou a retomada dos cursos de qualificação e geração de renda oferecidos para a população.

O retorno das aulas presenciais teve início em agosto, respeitando os cuidados, e orientando os participantes para a necessidade do uso de máscara e álcool em gel.

A ETEC Dr. Luiz Cesar Couto, em parceria com a Prefeitura Municipal, ofereceu dois cursos gratuitos: Curso de Cuidador de Idosos com carga horária de 80 horas, orientado pela formadora Elisângela Maria Amaral da Silva e Curso de Atendimento e Recepção com carga horária de 60 horas, orientado pela formadora Shirlei Rodrigues Andrade. As aulas ocorreram no Auditório da Secretaria de Educação, foram acompanhadas pela coordenadora dos cursos Valéria Aparecida Tomazinho Marques e supervisionadas pelo diretor da ETEC Dr. Luiz Cesar Couto Ronaldo Garcia Almeida.

O curso de cuidador de idosos se direciona em contextualizar a geriatria e gerontologia abordando conceitos de políticas públicas de atenção ao idoso, e tem como objetivo capacitar pessoas para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, instituições de longa permanência, hospitais, centros de referências, entre outras modalidades de atenção ao idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função.

Para a aluna Michely Aparecida dos Santos Aurélio o curso não serve apenas como aprendizado a ser utilizado na função de cuidador, mas também como conhecimento, que pode ser aplicado tanto no trabalho, como no dia a dia em contato com pessoas idosas.  "Sou cuidadora a seis anos, e o curso tem me aperfeiçoado em funções que já sabia e exercia, e me ajudado em coisas que eu ainda não sabia", comenta Michely.

No curso Atendimento e Recepção, o aluno recebe orientações e passa a entender as diferenças entre tratamento e atendimento, aprende a lidar com situações inesperadas e complexas e, também, como fidelizar o cliente a partir de um serviço prestado de forma atenciosa e diferenciada.

O aluno passa a perceber os desafios, fracassos no ambiente de trabalho, a importância de uma recepção de modo geral, como um vocabulário pode transformar o atendimento, as formas de comunicação, como ela funciona e diferentes tipos de atitudes.

"Todo conhecimento a gente leva para a vida, e esse curso pode também gerar uma renda a mais, e nos ajuda a nos preparar de certa forma para prestar um concurso público", disse agradecida a aluna Andréia Lemos Ferreira Ramos.

"Espero ter oportunidade para colocar em prática tudo que aprendi no curso, que foi de grande valia, grande aprendizado", finaliza Ana Melo

Os cursos foram realizados pela ETEC Dr. Luiz Cesar Couto de Quatá - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Prefeitura de Quatá, com apoio da Câmara Municipal.