Castramóvel realiza castração de 210 pets gratuitamente em Quatá

25/07/2022 16:45

?? A Prefeitura de Quatá, em parceria com a ONG Gaari, realizou dia 24/07, a castração gratuita de 210 pets, entre cães e gatos. A castração ocorreu na Praça da Fonte, onde esteve instalada a unidade móvel que consiste em um ônibus adaptado e equipado para as cirurgias e atendimento médico dos animais.??
A ação faz parte do projeto "Castração é a Solução", promovido pela ONG Gaari (Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba), e o castramóvel, é um dos maiores programas de esterilização animal do Brasil.
Em Quatá a ação teve por objetivo receber os animais do município e também os pets dos Protetores de Animais. "Estamos muito felizes com essa iniciativa, pois a castração é de suma importância para a diminuição da super população dos animais de rua, e essa é a única solução para que essa diminuição ocorra", comentou a Secretária e voluntária da Associação de Proteção aos Animais de Quatá Márcia Regina Cazadei.
"Cuidar dos animais de rua não é apenas responsabilidade da Associação ou da Prefeitura, mas cuidar dos animais é uma causa de todos. É uma causa que tem que envolver toda a sociedade" completa Márcia.
O castramóvel da ONG, coordenado pelo médico veterinário Dr. Edson da Paiol, atendeu os munícipes que agendaram previamente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Esse projeto de castração com o uso do castramóvel acontece há cerca de dois anos e meio, atendendo especialmente a população de baixa renda, que não tem condições de arcar com os gastos de uma cirurgia em clínicas particulares, e já percorreu 87 cidades paulistas, onde até o momento, soma mais de 50 mil esterilizações, todas gratuitas.
?
"Sempre nos preocupamos com os animais de nossa cidade, e essa é uma grande oportunidade que estamos tendo de trazer o castramóvel para Quatá e atender esses animais. Agradecemos o engajamento de todos os envolvidos, e em especial o veterinário Dr. Edson Paiol e o Deputado Estadual Rodrigo Gambale, que são responsáveis por esse projeto", disse agradecido o prefeito Marcelo Pecchio.
?
"Cabe à população cuidar bem dos animais, coibindo maus-tratos e denunciando os crimes como envenenamento, abandono, espancamento, descarte indevido dos animais mortos e em locais públicos, entre outros atos criminosos que ferem a integridade física do animal doméstico", alerta Marcelo.
A vinda do castramóvel por meio da Ong Gaari, foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura Municipal e contou com o apoio da Associação de Proteção e Valorização da Vida Animal de Quatá - Protetores de Quatá e Câmara de Quatá. Agradecimentos ao Deputado Estadual Rodrigo Gambale; Veterinário Dr. Edson Paiol; veterinários, voluntários e colaboradores.
?
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA ANIMAL DE QUATÁ - PROTETORES DE QUATÁ
A Associação dos Protetores de Quatá é um grupo de voluntários que cuida dos animais de rua, e ajuda os mesmos a conseguir um lar. O trabalho realizado pela Associação é sem fins lucrativos.
Atualmente os gastos mensais com ração e produtos de limpeza são:
- Ração de gato- 400 kg (140 gatos)
- Ração de cachorro 500 kg (30 cachorros)
- 15 litros de desinfetante
- 15 litros de cloro
??
A Associação pede a colaboração da população para que doem ração para gatos e cachorros, e produtos de limpeza, e colaborem também com o concreto das baias e o chão do gatil. Os interessados em doar podem enviar o pix para:
Chave de pix: 41.859.212/0001-06
CNPJ: 41.859.212/0001-06
Banco do Brasil
Ou os interessados podem também deixar pago em casa de ração ou pet shop de Quatá que o pessoal da Associação vai retirar.
"Pedimos a população nos ajude a continuar a cuidar dos animais abandonados. Colabore", finaliza Márcia Cazadei.
??
SOBRE O GAARI
O Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba - GAARI é uma organização não governamental sem fins lucrativos que conta com uma equipe de 16 colaboradores entre enfermeiros, veterinários, anestesista, equipe de som e atendimento, e pós-operatório.
As ações do Castramóvel, idealizado pelo médico veterinário, ativista da causa animal Dr. Edson da Paiol, conta com a importante parceria do deputado estadual Rodrigo Gambale para que a população possa ter o serviço de esterilização de pets gratuitamente.
Fonte de fotos e informações: Assessoria de Imprensa de Quatá e da ONG GAARI (presencial e via rede social).

Fonte: Imprensa