Colhendo frutos: Proaq de Quatá está gerando oportunidades

13/03/2023 15:26

Após treinamentos e aulas realizadas em 2022 no Centro Comunitário Urbano "Padre Alfeu Picardi" de Quatá, jovens aprendizes ganham espaço e são inseridos no mercado de trabalho local. Em apoio ao Projeto Proaq, comerciantes da cidade já estão contratando os futuros profissionais.

No início de 2023, 07 Jovens do Proaq foram contratados para fazerem parte do rol de funcionários de estabelecimentos comerciais de Quatá. O Supermercado Casa Valejo contratou Nathan Carvalho Gomes e Pedro Ricardo Alvarenga de Oliveira; na Copercon está trabalhando Lucas dos Santos Simão Custódio, e o Supermercado Fred conta com o trabalho de Luciano de Oliveira Costa Junior, Bianca Ieger, Geovana Vitória Lopes e Caik Gabriel Barbosa.

De acordo com a coordenadora do Centro Comunitário Urbano "Padre Alfeu Picardi" Cintia Gonçalves Silveira, os contratados foram recebidos com muito carinho pelos proprietários e toda a equipe dos supermercados que acreditam no projeto.

O Projeto Aprendiz de Quatá é um programa fruto de uma lei instituída há mais de vinte anos pela federação. Visa estimular empresas em várias categorias a contratar jovens de 14 a 24 anos, e pessoas especiais, para trabalharem e terem suporte didático ao cargo exercido.

A Prefeitura Municipal, por meio do Centro Comunitário, deu início ao Projeto Aprendiz em maio 2022, com a participação de 40 aprendizes, que ainda estão passando por processo de aprendizagem e aulas preparatórias para poderem preencher vagas de trabalho. Os melhores preparados farão testes nas empresas com vagas abertas, e as mesmas serão responsáveis pela seleção e contratação.

O jovem presente no programa terá a possibilidade de desenvolver seu lado profissional, moldar suas competências e exercer uma profissão.

A capacitação do jovem para o mercado de trabalho é um compromisso do Centro Comunitário e garantido pelo mesmo, porém o jovem deve estar em dia com seus estudos e notas escolares para sua permanência no projeto.

PROAQ: realização - Prefeitura Municipal e Câmara de Quatá, em parceria com o Centro Comunitário Urbano Padre Alfeu Picardi, e apoio também do Comércio. Projeto em andamento com o Ministério do Trabalho.

Fonte: Imprensa